Skip to main content
Aumento do biodiesel

Aumento de biodiesel no diesel de 10% para 11% é aprovado pela ANP

Aumento do biodiesel

Há alguns meses, novos testes de adição de biodiesel (mistura de 15%) estão sendo realizados pelo Instituto Nacional de Tecnologia. A partir dos resultados satisfatórios, a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis aprovou no dia 6 de agosto de 2019 o aumento obrigatório do biodiesel no diesel comum de 10% para 11%, a partir de 1 de setembro de 2019.

O diesel comercializado deverá ter no mínimo 11% de biodiesel em sua composição, atingindo 15% com base no cronograma abaixo:

Aumento biodiesel

A aprovação do aumento também conclui as exigências definidas em abril deste ano pelo Ministério de Minas e Energia (MME) sobre a estabilidade oxidativa do biodiesel. Para este problema, os novos testes e ensaios alcançaram um aumento de 8 para 12 horas de estabilização, com a adição obrigatória de antioxidante na produção do biocombustível. O MME disponibilizou um novo relatório contendo estas e demais recomendações necessárias para a evolução do uso do biodiesel.
Os testes seguiram as recomendações do Relatório de Consolidação dos Testes e Ensaios para Validação da Utilização de Biodiesel B15 em Motores e Veículos.

O aumento regular do biodiesel faz parte das metas previstas na Política Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio, alinhando-se a outras propostas de redução na emissão de gases de efeito estufa, envolvendo as tecnologias automotivas no Brasil.

Além de ser biodegradável e não tóxico, o biodiesel é uma fonte de energia renovável e o impacto desse aumento oferece grandes ganhos ambientais por contribuir para a despoluição atmosférica. Isso também impacta em maior qualidade de vida para todos nós, além de benefícios para a saúde pública como um todo.

Em contrapartida, perante tantos benefícios ambientais, sabemos que quanto mais biodiesel se tem, maior é a degradação do diesel em si. Isto abre as portas para os problemas de contaminação do diesel, causando presença de microorganismos, surgimento de água no combustível, maior oxidação de tanques e tubulações e até mais gastos com manutenção e troca dos sistemas internos.

Sendo assim, está cada vez mais necessária a adaptação do consumidor para manter alta a qualidade do seu diesel. Para evitar esses e outros problemas com seu diesel, conte com um bom aditivo para purificar o produto e manter todos os seus benefícios. Conte com o Xp³, o melhor aditivo do mercado. Clique e conheça!

Fonte: ANP, SINDTRR e Globo Rural.



Share article on