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Diesel S10

Motores antigos podem usar diesel S10?

Desde que o diesel S10 chegou ao Brasil, esta vem sendo uma das dúvidas mais recorrentes entre as pessoas. Principalmente agora que a ANP aprovou o aumento de biodiesel no diesel de 10% para 11%, este vem sendo um tema ainda mais pesquisado.

A dúvida existe pela comparação direta entre os efeitos do diesel tradicional já utilizado a mais tempo (S-500) e o novo que contém menos enxofre em sua composição (S-10). Será mesmo que motores antigos podem usar o diesel S10? Pensando em tirar essa dúvida da sua cabeça, criamos este breve artigo. Confira!

Diesel S10

Diesel S10 em maquinário e motores antigos: Pode ou não pode?

A resposta é sim, até pode. Qualquer veículo ou equipamento que seja movido a diesel pode receber o diesel S10. No entanto, motores e bombas injetoras antigas não foram preparadas para trabalhar com a baixa lubricidade do diesel S10. Além disso, os motores e bombas injetoras antigas não possuem a tecnologia necessária para queimar adequadamente o diesel S10, com isso a performance do equipamento pode ficar comprometida e até danos aos equipamentos podem ser causados a curto e médio prazo. Já o contrário, o uso do S-500 em motores e bombas injetoras novas, são altamente prejudiciais, portanto, não recomenda o seu uso em nenhuma circunstância, pois trará consequências danosas ao equipamento, carbonização elevada do sistema de pre-combustão e consequente comprometimento dos sensores, entre outros problemas.

Quais motores antigos podem utilizar S10?

Para usar o S10 em motores de carros fabricados antes de 2012, é necessário conferir antes se este possui as tecnologias EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) ou SCR (Redução Catalítica Seletiva).

Se não possui, você pode utilizar S10, fazendo algumas adaptações (veremos a seguir). Se possui, não use, pois esse tipo de diesel prejudica o funcionamento do motor com tais tecnologias; nesses casos, permaneça com o S-500.

Limpeza do tanque para usar o S-10

Diesel S10

Se puder usar o S-10, alguns ajustes serão necessários para evitar gastos e outros problemas futuros. A tendência é que, quanto mais antigo um equipamento é, mais sujeira e borras no fundo no tanque e filtros ele tem; é relativo a toda a experiência e usabilidade que este motor teve durante sua vida útil.

Se você simplesmente colocar o S10 neste tanque contaminado, o combustível que é altamente solvente irá desprender essa borra do fundo do tanque e a lavará aos sistemas de pré e pós combustão, causando entupimento de filtros e bicos injetores. Sendo assim, antes de optar por abastecer com o S10, é essencial realizar a lavagem do tanque e demais procedimentos de limpeza. Será um gasto a mais que valerá a pena se você quiser usar o diesel S10 no seu motor antigo a partir de então.

Incremento da lubricidade

Apesar do S10 ser um combustível que traz menos danos ao meio ambiente, a sua baixa lubricidade pode causar problemas aos equipamentos que não foram fabricados para operar com a baixa lubricidade. O Xp3HL é um aditivo que incrementa a lubricidade do diesel S10, possibilitando o seu uso em motores e bombas injetoras antigas. Além da lubricidade o Xp3HL gera todos os benefícios do aditivo Xp3. 

Vale a pena usar o S-10?

O diesel S-10 é considerado um combustível inovador, de categoria aprimorada. Possui características que o tornam um diesel de excelente potência em motores que são otimizados para receber e processar esse tipo de tecnologia.

Em contrapartida, o S-10 está muito mais exposto ao surgimento de microorganismos, sedimentos no tanque e ceras cristalizadas, justamente pelo baixo teor de enxofre em sua composição; isso também diminui a lubricidade do motor, gerando problemas nos bicos injetores. Isso implica na necessidade de integrar o uso do S-10 a um bom aditivo que possa manter todas as propriedades deste combustível intactas.

Portanto, como um conteúdo extra, deixamos aqui uma dica: o aditivo Xp³HL. Com ele, seu diesel S-10 fica livre de microorganismos, sedimentos ou ceras, além de evitar a contaminação com água, reduzir fumaça preta, garantir efeito antioxidante, assegurando a dose necessária de lubricidade ao equipamento.

Para contar com todos os benefícios deste poderoso aditivo no seu dia a dia, fale com a Ecofuel e conheça melhor todos os produtos da linha Xp³. Hp3HL, este é o aditivo que está faltando no seu tanque com S10!


Fonte: Royal FIC.



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