Skip to main content

Teor de enxofre: Como manter a qualidade do Diesel mesmo com a diminuição de enxofre

A diminuição do enxofre nos combustíveis, por mais que benéfico ao meio ambiente, trouxe alguns problemas ao Diesel, já que o enxofre funciona como uma espécie de proteção ao combustível que, sem ele, pode ser contaminado com mais facilidade.

Diante dessa situação é indispensável obter formas de assegurar a qualidade do combustível, impedindo sua degradação. E é sobre isso que vamos falar hoje. Confira!

enxofre no diesel qualidade contaminação

Como já falamos aqui no blog, o Diesel degradado (também conhecido como diesel contaminado ou simplesmente diesel “ruim”) de fato aumenta o custo com manutenções, onde usamos o exemplo da frota agrícola.

Além dos gastos excessivos com manutenção, esse combustível contaminado tende a render menos e poluir mais. Ou seja, é uma combinação que vai do mal ao pior e pode trazer inúmeras dores de cabeças.

Portanto, encontrar uma saída para se livrar desses problemas é a decisão mais lógica.

O que fazer para manter a qualidade do Diesel?

Primeiramente existem os cuidados básicos, sendo os principais a drenagem e inspeção periódica dos tanques e tubulações, a verificação da qualidade do diesel no momento da entrega do mesmo e a verificação do combustível (coloração, checagem para ver se encontra-se borra preta etc). Esses são praticamente obrigatórios.

Entretanto, eles demandam um certo tempo e esforço, sobretudo a drenagem e inspeção. É por isso que muitos profissionais que supostamente são responsáveis por essa função não o fazem ou o fazem com pressa, sem a precisão necessária.

Em segundo lugar, existem outras formas de garantir a qualidade do Diesel, protegendo equipamentos, componentes, veículos e maquinário.

Uma dessas formas em específico é a aditivação do Diesel, ainda vista como um “extra”, um “opcional”, quando na verdade deveria ser também um cuidado básico, afinal, eles trazem inúmeros benefícios.

A única ressalva é o produtor: escolham um aditivo de qualidade, visto que as leis na produção desse composto ainda são “flexíveis”. Exija comprovante de qualidade, pesquisas realizadas, testes e qualquer outro índice de qualidade.

Quer ver exatamente como age o aditivo xp3, melhorando e protegendo o Diesel e seus equipamentos? Confira nosso artigo explicando cada detalhe sobre o tema!

Infelizmente no Brasil os aditivos ainda não são tão populares quanto deveriam, dado suas vantagens. Mas você que está lendo isso e quer sair na frente e otimizar o combustível (Diesel) em sua empresa, acesse nosso site exclusivo sobre o aditivo xp3 e saiba mais!



Share article on