Skip to main content

Diesel Degradado aumenta custo com manutenções em equipamentos agrícolas

O Diesel contaminado, ou Diesel degradado, como é popularmente conhecido, aumenta os custos com manutenções de máquinas agrícolas devido a inúmeros fatores. Veja por que e como isso ocorre.

Diesel Degradado em Máquinas Agrícolas

As máquinas agrícolas possuem alta potência e motores a Diesel extremamente fortes para aguentar diversas condições. Esses motores são diferentes daqueles de veículos comuns, como picapes, apesar da função ser a mesma: gerar força.

E, quando paramos para avaliar os componentes específicos dos motores agrícolas, existe um fator que pode prejudicá-los e causar demasiados prejuízos ao produtor responsável pela frota: a qualidade do Diesel.

Nós já mostramos aqui em nosso blog como ocorre a contaminação do óleo diesel, e agora vamos mostrar a consequência do uso contínuo do óleo de má qualidade:

Aumento de Gastos com Manutenção devido ao Diesel Degradado

O primeiro indicador de que o Diesel usado está afetando negativamente sua frota é a diminuição do intervalo de reparos relacionados aos tanques, filtros, bicos injetores e afins.

É comum, em casos do tipo, ter-se o conceito de que tais defeitos são próprios da máquina, e não de um fator externo, como o combustível usado, o que pode ocasionar um período de maiores gastos com manutenção e, consequentemente, mais equipamentos parados para concerto, resultando em déficit na produção.

Para detectar esse problema, basta avaliar o desempenho das máquinas agrícolas: a produção caiu, estão consumindo mais combustível que o comum e há ferrugem/borra escura no fundo do tanque?

Esses são sinais característicos de Diesel contaminado, além da crescente necessidade de reparos nos filtros e outros componentes já citados.

Ou, caso prefira, é possível solicitar profissionais para fazer uma análise mais aprofundada.

Como solucionar e prevenir o problema do Óleo Diesel?

Sabendo que o diesel degradado afeta bombas, bicos de injeção, tanques, filtros e até o motor, quanto mais rápido esse problema for solucionado/prevenido, mais você economiza com manutenção.

O combate e prevenção à contaminação do Diesel se dá desde o momento em que o mesmo é entregue pelo fornecedor, visto que ele já pode chegar contaminado. Por isso, é sempre bom avaliar uma amostra no momento em que é entregue ou pelo menos o Registro de Análise de Qualidade (encontra-se junto à nota fiscal).

Dito isso, é recomendado inspeção periódica do Diesel, drenagem periódica dos tanques, cumprir todos os padrões de armazenamento (visto que a contaminação pode ocorrer até por mau isolamento térmico do tanque) e utilizar aditivos para óleo diesel.

Os aditivos são responsáveis por aumentar a performance do óleo diesel, ao mesmo tempo em que evitam danos aos componentes das máquinas agrícolas.

Veja por que o xp3 é o aditivo que você deve usar.



Share article on