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Biodiesel prejudica o Diesel?

O Biodiesel prejudica a qualidade do Diesel? Saiba mais sobre a contaminação do combustível

Em 2018, o teor do Biodiesel no Diesel passou a ser de 10%. A implantação desse biocombustível é uma forma de desestimular a emissão de gases poluentes e incentivar a economia nacional, visto que a soja possui um papel de destaque mercadológico em solo brasileiro.

Saiba mais sobre os impactos do Biodiesel no combustível, afinal, ele pode prejudicar a qualidade do Diesel?

Biodiesel prejudica o Diesel?

Desde 2004, com o lançamento o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, a porcentagem do Biodiesel no Diesel cresceu gradativamente, conforme a adaptação do setor às normas. Para se ter uma ideia, em 2008 a proporção (que acabava de se tornar obrigatória) do biocombustível era de 2%; já em 2018, é de 10%.

Vale dizer também que as regulamentações relacionadas ao Diesel, seja ele de uso rodoviário ou não rodoviário, estipulam uma “margem de erro” de 0,5% para mais ou para menos nessa proporção.

O não cumprimento desse e outros conformes legais pode resultar em penalidades e autuações.

Ainda sobre medidas ambientais, é importante lembrar da redução do enxofre no Diesel, ocorrida entre 2009 e 2011, para aproximar o Brasil aos padrões europeus.

Impactos do Biodiesel no Diesel: esse biocombustível pode prejudicar a qualidade do combustível fóssil?

Apesar de fugir um pouco do tema central, é necessário entendermos o enxofre: mesmo que sua redução seja benéfica ao meio ambiente, o Diesel é prejudicado.

Isso acontece porque enxofre possui propriedades bactericidas e ainda é um dos responsáveis por atribuir lubricidade ao óleo, logo, ao ser reduzido, resulta em problemas como maior facilidade de contaminação e aumento de gastos com trocas de bombas, filtros e bicos (já que a lubricidade foi diminuída).

Voltando ao tema central, a composição original do Diesel o faz absorver água do ar (essa condição recebe o nome de higroscópica) e, portanto, já o torna suscetível a contaminações e perda de qualidade devido a presença de água. A questão é que o Biodiesel é ainda mais higroscópico que o Diesel normal, potencializando essa problemática.

Essas informações evidenciam a necessidade cuidados assertivos com fatores climáticos/ambientais para manter a qualidade do óleo e, consequentemente, a integridade da sua frota. agrícola e outros equipamentos usados na mineração e em usinas. Não se preocupe, falaremos mais sobre esses cuidados depois.

Maquina Agrícola movida a Diesel

Além disso, há também a gordura animal presente no Biodiesel – um composto capaz de aumentar a velocidade de oxidação do Diesel, gerar mais bactérias e adensar o combustível.

Todos esses fatores unidos resultam num Diesel não necessariamente de menor qualidade, mas sim de maior vulnerabilidade.

Sabendo disso, separamos algumas recomendações para assegurar a qualidade do Diesel e, assim, proteger as máquinas e equipamentos de sua companhia.

Como manter a qualidade do Diesel alta e prevenir contaminações?

A água é o principal meio para proliferação de bactérias. E ela pode chegar aos tanques de muitas formas, sendo uma delas a diferença térmica entre o dia e a noite, que ocasiona condensações internas posteriormente absorvidas pelo Diesel.

O resultado é a formação de uma borra escura e ácida no fundo do tanque. Extremamente corrosiva (devido a junção de enxofre e água, originando o ácido sulfúrico), prejudica filtros, bombas, telas, ocasiona perda de potência, entupimento de bicos e aumento no consumo de combustível.

Resumindo, a produção é afetada negativamente, assim como os custos com a manutenção de equipamentos. Chegou a hora de se prevenir contra tais situações!

1 – Utilização de Aditivos para assegurar a qualidade do Diesel

O uso de aditivos é uma das principais alternativas para combater os males citados anteriormente, pois possuem ativos bactericidas capazes de acabar com as bactérias causadoras da borra ácida, que, por sua vez, danifica todo o sistema de injeção e bombas das máquinas.

Além do combate às bactérias, eles também funcionam como “purificadores”, melhorando a eficácia, a lubricidade do Diesel e protegendo-o da oxidação precoce.

Entretanto, é preciso cuidado na hora de escolher o aditivo que será usado: um aditivo sem qualidade é ineficiente! Conte com uma aditivo cuja eficácia é comprovada por testes, como o aditivo XP3.

Os benefícios do XP3 são muitos: combate voraz às bactérias, eliminação da água emulsionada no combustível, redução da necessidade de drenagem da água nos tanques de armazenamento, efeito antioxidante que protege o Diesel da oxidação quando armazenado em tanques e tubulações, descarbonização do sistema de injeção, aumento no intervalo de troca de filtros, bombas e afins, prolongamento da vida útil de motores etc.

Notou que as máquinas têm apresentado problemas no sistema de injeção com mais frequência? Esse pode ser um sinal de combustível contaminado. Conte com o XP3 para resolver esse e outros problemas!

1 litro de Xp3 é capaz de tratar 4 mil litros de Diesel

2 – Análises Periódicas do Óleo e dos Tanques

Uma ótima maneira de prevenir contaminações, bem como identificá-las com rapidez é contar com análises periódicas a fim de atestar a qualidade do combustível e dos tanques utilizados pela sua empresa. É possível, inclusive, acompanhar a ação de um aditivo no Diesel em tais análises, atestando na prática a sua eficácia perante os desafios de melhorar o óleo.

3 – Cuidados durante recebimento, transporte e armazenamento

Armazenamento do Óleo Diesel

Ao receber o combustível do distribuidor, a checagem do produto é uma maneira de atestar sua qualidade, antes mesmo de armazená-lo em tanques e tubulações, pois previne a entrada de um composto já contaminado. Isso pode ser feito colhendo uma pequena amostra.

Conferir o Registro de Análise de Qualidade (encontra-se junto à nota fiscal) é outro hábito indispensável. O transporte até sua empresa e o armazenamento devem respeitar as recomendações para assegurar a melhor qualidade possível.

4 – Drenagem periódica dos tanques

Como já sabemos, a água é um problema aos combustíveis derivados do petróleo, mas a drenagem periódica dos tanques é uma forma de se prevenir da contaminação, visto que tem capacidade de retirar a água acumulada principalmente no fundo desses recipientes.

A periodicidade varia de caso para caso e o uso de um aditivo de qualidade, tal como o Xp3, contribui na redução do número de drenagens.

De uma maneira geral, atente-se sempre à qualidade do Diesel usado para evitar custos excessivos com manutenção de máquinas. Faça o possível para evitar contaminações, utilizando o Xp3, fazendo análises periódicas do combustível e drenagens dos locais onde é armazenado. Não se esqueça, também, de conferir o produto antes de inseri-lo em seus tanques.

Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre o tema!



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