Com a redução da lubricidade do óleo diesel no Brasil, é fundamental utilizar o aditivo Xp3 High Lubricity, que incrementa a lubricidade em percentuais importantes do S10
A capacidade do óleo diesel de lubrificar adequadamente os componentes e todo o sistema de injeção do motor é essencial para o veículo, entre outros benefícios.
Se a lubrificação não é adequada, a eficiência e a durabilidade de alguns motores são afetadas. A seguir, confira alguns pontos mencionados pelo pesquisador José Roberto de Macedo em “Motores Diesel: Funcionamento, Manutenção e Diagnóstico”, que comprovam a importância da lubricidade do óleo diesel:
- Ajuda a proteger os componentes do motor;
- Previne falhas mecânicas;
- Assegura a eficiência da combustão;
- Reduz emissões de gases poluentes;
- Melhora o desempenho do motor em temperaturas frias;
- Protege contra a corrosão as superfícies metálicas do motor.
Quer evitar os problemas decorrentes da falta de lubrificação do óleo diesel? Fica com a gente e descubra como assegurar que seus equipamentos não serão prejudicados.
O que é lubricidade?
Lubricidade é a capacidade de lubrificação de determinada substância, que, neste caso, é o diesel. Algumas características que classificam a lubricidade são viscosidade e tensão superficial do líquido, que lubrificam as peças internas do equipamento.
De acordo com o Manual Técnico Diesel S-10, da Petrobras (2014), a lubricidade do diesel é definida como a habilidade do combustível de evitar a fricção e o desgaste entre superfícies metálicas em movimento relativo sob carga e está relacionada com sua composição química.
Diferente do motor movido a gasolina ou etanol, o motor a óleo diesel requer que o combustível tenha propriedades de lubrificação, exigindo que o líquido que escoa por seu interior lubrifique adequadamente as suas peças em movimento – em especial, o sistema de injeção.
Por que o S10 tem menor capacidade de lubrificação?
Um dos responsáveis pelo poder de lubrificação do óleo diesel é o enxofre. Essa substância atua como lubricida e bactericida natural do combustível.
No entanto, por ser um componente altamente poluidor da atmosfera (gera o dióxido de enxofre), diferentes países ao redor do mundo – inclusive o Brasil – adotaram políticas para reduzi-lo na composição do diesel.
Por isso, o mercado brasileiro instituiu o S10 a partir de janeiro de 2013, o qual conta com 10 partes de enxofre por milhão, um patamar bem inferior ao do diesel comum (o S500, que tem 500 partes de enxofre por milhão).
Com o processo de redução de enxofre do óleo diesel, ocorreu a redução da lubricidade do combustível, podendo resultar em um combustível que pode não lubrificar adequadamente o sistema de bombas e bicos injetores.
Isso tende a ocasionar atrito entre as partes metálicas e sua gradual degradação. Já quando o S10 é utilizado para abastecer veículos com injeção eletrônica, realiza esta lubrificação com eficiência.
Motores mais antigos exigem maior lubricidade
Como o diesel S10 conta com uma redução significativa de enxofre em sua composição, sua capacidade de lubrificação é reduzida.
No entanto, com a adoção deste tipo de diesel no mercado, somente os veículos fabricados a partir de 2012 estão aptos para utilizá-lo.
O problema está no uso do diesel S10 em motores Tiers 4 para baixo e Euro 3, que foram criados para trabalhar com uma maior lubricidade, podendo provocar danos em bomba injetora por conta da baixa lubricidade.
Mas como melhorar a lubricidade do óleo diesel?
Quem tem equipamentos /veículos com motores Tiers 4 para baixo e Euro 3 , pode usar um aditivo de combustível focado em melhorar essa lubricidade, prevenindo que desgastes ocorram no sistema de injeção.
O Brasil adiciona, ainda na refinaria, biodiesel ao diesel vendido no país. Uma das propriedades do biodiesel é ser um excelente lubrificante, corrigindo a perda de lubricidade causada pela redução de enxofre.
Porém, a mistura de biodiesel ao óleo diesel não garante que as bombas injetoras dos motores Tiers 4 para baixo e Euro 3 não tenham problema de lubricidade, quando o veículo é abastecido com o S10.
Para evitar esse problema existem aditivos que são fabricados para se adicionar ao diesel e que podem, entre outros atributos, melhorar o poder de lubricidade do diesel
No Brasil, o aditivo referência no mercado para esta finalidade é o Xp3 High Lubricity, que conta com uma fórmula exclusiva que supera os demais aditivos. Confira!
Melhorador de lubricidade mais usado no mercado brasileiro
Para evitar problemas como o desgaste de sistemas de injeção dos equipamentos, incrementar a lubricidade do diesel é fundamental.
E o Xp3 High Lubricity é o melhor produto disponível no mercado brasileiro. Ele incrementa a lubricidade do diesel S10, solucionando o atrito das partes metálicas do sistema de injeção e o desgaste prematuro de componentes dos veículos e equipamentos.
No entanto, além da propriedade de lubricidade, o Xp3 High Lubricity é um aditivo de alta qualidade, uma vez que oferece benefícios extras que o tornam um melhorador de combustível completo.
O Xp3 High Lubricity é muito utilizado em vários segmentos, como rodoviário, agrícola, marítimo e ferroviário. Confira alguns dos seus benefícios:
- Incrementa a lubricidade do combustível;
- Reage com a água presente no diesel, formando um novo composto livre dos efeitos negativos da água;
- Melhora a fluidez do combustível;
- Elimina a formação de borras nos tanques de armazenamento, prolongando a troca de filtros e elementos;
- Reduz o reparo de bicos e bombas injetoras, protegendo o sistema eletrônico de injeção (efeito detergente);
- Reduz a emissão da fumaça preta;
- Reduz o consumo de combustível;
- Prolongando a vida útil do motor;
- É biodegradável.
Quer saber mais sobre o Xp3 High Lubricity e os demais produtos da Linha Xp3? Acesse: xp3.com.br.
Share article on