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Contaminação do Óleo Diesel

Contaminação do Diesel: Como acontece e como evitar?

A contaminação do Diesel é um fator preocupante, uma vez que pode causar vários problemas às empresas que utilizam o combustível, seja em máquinas agrícolas, veículos, motores industriais etc. Veja como ocorre a contaminação e aprenda a evitar!

Contaminação do Óleo Diesel

Usar Diesel contaminado em seus equipamentos é um fator de risco, afetando diretamente os custos com manutenção e combustível. O Diesel contaminado deixa estragos por onde passa: os sistemas de injeção, bicos, filtros e até os próprios tanques são danificados.

O resultado disso é um desempenho mais lento do veículo, o dano de componentes do motor e o aumento dos custos com manutenção, pois filtros, bicos e outros dispositivos precisam ser trocados em menor intervalo de tempo, quando se compara a equipamentos que usam Diesel “limpo”.

Vale dizer também: o entupimento dos bicos ocasiona a parada das máquinas, podendo atrasar prazos e afins.

Para uma produção constante e sem custos reparatórios excessivos, é crucial conhecer como ocorre a contaminação do Diesel e, assim, impedi-la com as ferramentas corretas.

 

Como se dá a contaminação do Diesel, afinal?

Assim como o ser humano pode ser infectado por um vírus no ar ou na água, o mesmo acontece com o Diesel. Ou seja, os dois principais responsáveis pela contaminação desse combustível se dá pela presença de água e do oxigênio.

Salvo esses dois fatores, também é necessário atentar-se às quantidades de Biodiesel hoje presente no Diesel, e à origem deste biocombustível, que pode ser mais suscetível a variações de temperatura e contaminação microbiana.

 

Principais fatores que provocam a contaminação do diesel

  • Qualidade e manutenção do tanque – limpeza e vistoria do tanque devem ser periódicas.
  • Meio Ambiente (umidade e temperatura) – a presença de água e as altas temperaturas prejudicam o combustível.
  • Tempo de Estocagem – não pode ficar por longos períodos armazenado.
  • Frequência de Drenagens – drenar o tanque a cada sete dias evita o acúmulo de água e formação de bactérias, que formam as borras.
  • Manuseio – pode ocorrer a contaminação durante o carregamento e o descarregamento.

 

 

Saiba mais sobre as principais causas da contaminação do diesel

1) Contaminação do diesel por água

A água permite a proliferação de bactérias e, emulsionada no Diesel, acarreta em perda de rendimento do combustível. As bactérias, por sua vez, são responsáveis por criar aquela borra escura e corrosiva que fica alojada no fundo dos tanques. Essa borra entope os bicos, filtros e danifica diversos outros componentes dos motores e maquinários.

Mas como a água chega até o tanque?

Existem casos onde a água já estava presente nos tanques antes da chegada do combustível, portanto, é recomendado averiguar esses locais antes de descarregar o diesel.

Feito a averiguação, há outros motivos que levam a água ao Diesel, como a condensação: a mudança de temperaturas promove a reação de condensação dentro dos tanques, originando água dentro desses recipientes. Após a reação, a água é “absorvida” pelo Diesel e a contaminação se faz presente.

 

2)  Contaminação por Micropartículas do Oxigênio

Esse tipo de contaminação ocorre naturalmente nos tanques e tubulações, seja durante o armazenamento, o abastecimento ou a retirada do combustível.

 

3)  O fator Biodiesel

A proporção de Biodiesel no Diesel comum atual é de 10%, e muito se fala sobre os impactos dessa mistura: afinal, ela ocasiona perda de qualidade no combustível? Nós fizemos um artigo especial sobre o tema – clique aqui e descubra os impactos do Biodiesel no Diesel.

 

A fumaça preta é uma das consequências da contaminação do combustível

A fumaça preta é uma das consequências da contaminação do combustível

 

Como evitar a contaminação do combustível

  • Escolha fornecedores que possuem padrões de segurança e tratamento comprovados.
  • Faça análises periódicas para investigar as condições do Diesel usado em sua companhia.
  • Avalie o aspecto do diesel recebido. Recuse se estiver turvo.
  • Limpe o tanque no mínimo uma vez ao ano. Há dois tipos de limpeza, a química e a mecânica.
  • Não exponha o diesel a altas temperaturas, uma vez que passa por degradação quando a temperatura sobe.
  • O tanque de armazenamento deve estar bem vedado para impedir a entrada de água e partículas.
  • Não armazene o Diesel por muito tempo, pois isso favorece seu envelhecimento.
  • Use bons aditivos, como o Xp3, para garantir qualidade e aumentar o rendimento do combustível.

Você ainda tem alguma dúvida quanto o porquê de usar aditivos e como escolher um bom? Leia nosso artigo completo sobre o uso e benefícios dos aditivos.

 

* SAIBA MAIS: Armazenamento de diesel por longos períodos: Aditivo impede degradação do produto estocado

 

O uso de aditivos para impedir a degradação do diesel

Para proteger o combustível do risco de contaminação, uma medida muito eficiente é o uso do aditivo para diesel Xp3, que mantém intactas as propriedades do combustível.

Os clientes que utilizam esse aditivo recebem uma assessoria completa:

  • Durante o armazenamento, existe a conferência se o tanque está livre de contaminação;
  • Uma análise criteriosa define a quantidade ideal do aditivo a ser aplicada;
  • É feito o acompanhamento mensal da qualidade do diesel armazenado;
  • E em casos em que já existe algum nível de degradação, é estabelecida uma estratégia de controle do problema com o uso do Xp3.

Além do uso do aditivo para diesel Xp3, também pode-se tomar outras medidas de prevenção para minimizar os riscos de deterioração do produto armazenado, como se assegurar que a boca do tanque está sempre bem tampada e que sua estrutura está bem preservada.

Para não ter problemas de contaminação do diesel, fale com a Ecofuel – distribuidora oficial da linha Xp3 no Brasil.

Caso queira saber mais sobre a eficiência do uso do aditivo no controle da contaminação, entre em contato conosco.

Por que ficar com dúvidas se você pode falar sem compromisso com a Ecofuel? Aguardamos você!

 

* LEIA TAMBÉM: Os riscos da baixa rotatividade do Diesel durante a Entressafra 



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