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Os riscos da baixa rotatividade do Diesel durante a Entre Safra

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Período de Entre Safra e os cuidados que devem ser tomados para não ocorrer a degradação do Diesel em função da baixa rotatividade.

Alguns segmentos do agronegócio, como o setor sucroenergético, a indústria da madeira, e a cadeia de produção de soja, milho e laranja, são grandes consumidores de óleo diesel, fundamental para mover tanto máquinas agrícolas, como os caminhões usados para transportar a produção da lavoura, dentre outras finalidades.

No entanto, quando chega a entressafra, a maior parte destes equipamentos fica parada no pátio da empresa ou no galpão da fazenda. Se estas máquinas ficarem com combustível no tanque, sem renovação periódica, o produtor e o gestor da frota podem ter grande dor de cabeça.

Conheça, neste post, a degradação que pode acontecer com este combustível durante a entressafra e as consequências que isso pode acarretar ao equipamento.

 

Por que os equipamentos ficam parados na entressafra?

As diferentes atividades agroindustriais entram em período de entressafra assim que a colheita da lavoura chega ao fim e toda a produção colhida é transportada para o armazenamento ou para a indústria.

É hora de parar as colhedoras (ou colheitadeiras), os tratores, os pulverizadores e boa parte dos caminhões. Este é o momento de contabilizar a produtividade do campo, preparar o planejamento para a próxima safra e executar algumas manutenções nos equipamentos.

O calendário da entressafra varia de acordo com a atividade agrícola. No setor sucroenergético, por exemplo, a colheita de cana-de-açúcar na região Centro-Sul chega ao fim já no encerramento do mês de novembro. Mas em algumas usinas, a safra pode se estender pelo mês de dezembro, mas tudo depende das condições climáticas.

O início da próxima safra de cana-de-açúcar acontece apenas no começo do ano seguinte. Em algumas regiões, colhedoras, tratores e transbordos voltam a circular pelos canaviais em meados de março, mas na maior parte do Centro-Sul do Brasil, a safra de cana se inicia mesmo em 1º de abril.

Já na região Nordeste, este calendário é diferente: a entressafra das usinas sucroenergéticas geralmente começa em maio e termina em setembro.

E enquanto a próxima safra não começa, máquinas agrícolas e caminhões ficam estacionados à espera da retomada dos trabalhos. Isto deve ser um sinal de alerta para o produtor! É que o fato de esses equipamentos não estarem em operação pode afetar diretamente a qualidade do diesel que têm no tanque, uma vez que o combustível pode entrar em deterioração.

 

Por que o diesel pode estragar quando está no tanque de máquinas paradas?

Durante a safra de uma agroindústria, os diferentes equipamentos têm altíssima rotatividade. Normalmente os tanques sempre têm de ser reabastecidos para a realização das operações no campo, na indústria e no transporte de produtos e insumos.

Mas quando a entressafra chega, a rotatividade dessas máquinas cessa. Quando ficam paradas por muito tempo, o combustível que têm no tanque pode entrar em degradação.

Isso acontece porque o diesel utilizado atualmente para abastecer os diferentes veículos e equipamentos é altamente sensível a contaminações. O motivo? A sua fórmula com menos enxofre e mais biodiesel.

Quando o veículo e a máquina estão em movimentação constante, a grande rotatividade de combustível no tanque retarda a contaminação do combustível. Diferente quando estão em desuso, quando a degradação ocorre de forma acelerada.

Já quando o combustível está parado no tanque e não recebe o tratamento adequado, cria-se um ambiente favorável à deterioração do diesel, ocasionado por bactérias e outros microrganismos. Para evitar este problema e suas consequências, a única saída é a prevenção.

 

Sabia que o diesel tem prazo de validade?

Esse é um tema que gera discussões entre os especialistas. Uma das posições mais defendidas é que o diesel mais comercializado no mercado brasileiro (o S10) tem um prazo de validade estimado de dois meses.

Isso ocorre porque o biodiesel, que é misturado ao diesel, causa o acúmulo de água e a formação de borra no tanque quando o combustível presente neste tanque fica parado (sem renovação). Outra categoria de diesel, o S500, pode durar até 4 meses.

Para evitar a degradação do combustível que está no tanque, o produtor pode analisar se vale a pena renovar esse diesel do equipamento mesmo durante a entressafra, sempre considerando esses prazos de validade.

 

Quais os riscos do diesel em tanque parado?

Os combustíveis podem entrar em rápida degradação quando são mantidos em condições desfavoráveis, como ambientes inadequados de armazenamento e condições climáticas prejudiciais, como chuva, sol, intenso calor e poeira. Isto porque estes fatores afetam suas propriedades em pouco tempo.

Quanto ao diesel, mesmo se estiver protegido dessas influências do ambiente, a facilidade para a deterioração é maior quando o equipamento está parado.

Para identificar se há algum problema com o combustível, é importante estar atento à sua coloração, o que permite perceber se houve a sua oxidação.

Confira alguns problemas que ocorrem durante a entressafra, quando o diesel fica por muito tempo no tanque de uma máquina parada.

 

Formação de água no tanque

A água surge no combustível por causa da condensação que ocorre quando umidade de ar entra no tanque. Esse fenômeno acontece naturalmente, mas pode ser estimulado por mudanças de temperatura e de pressão.

O resultado é que esta água estimula a presença de microrganismos no ambiente, provoca o surgimento de uma borra no fundo do tanque e prejudica os sistemas de pré e pós combustão.

 

Oxidação

Um tanque com diesel parado tende a oxidar mais rapidamente, o que provoca danos à estrutura do equipamento.

É que ocorre a proliferação de bactérias devido à presença de água e a formação de depósitos no fundo do tanque, além do surgimento de ácidos que provocam corrosão, de um tipo de borra que causa o entupimento de filtros de combustível e de depósitos nos injetores.

 

Congelamento do diesel

Este problema é comum nas regiões mais frias do país, principalmente com equipamentos parados contendo o combustível. É que o diesel tende a parafinar, causando entupimentos em filtros e falhas de ignição. Este processo também afeta a potência do motor e pode até causar parada total do equipamento.

 

Com o fim da safra, o equipamentos sem uso deve ficar com o tanque cheio ou vazio?

Quando chega a entressafra e já se sabe quais máquinas e veículos ficarão parados até a retomada das operações, o que fazer?  Essa é uma pergunta importante considerando os riscos de se perder o combustível presente no tanque e, pior, de danificar o motor do equipamento.

Mesmo diante dos problemas que surgem quando há diesel em tanque parado, é importante para o equipamento manter o tanque sempre cheio.

Mas, para minimizar os riscos de deterioração, é crucial tomar medidas de prevenção, como se assegurar que a boca do tanque está sempre bem tampada e que a sua estrutura esteja bem preservada.

No entanto, a recomendação para um diesel armazenado por mais de 2 meses, sem aditivos ou previamente protegido, é de descarte, principalmente se o local de armazenamento for revestido com metal, pois a deterioração é ainda maior, com altas chances de haver ferrugem.

 

Como evitar estes problemas com o diesel?

O primeiro passo é manter o tanque cheio, mesmo quando o equipamento estiver parado. Além disso, é de grande importância aplicar um bom aditivo que mantenha intactas as propriedades do diesel.

Isto também irá preservar a “saúde” do equipamento, evitando que o produtor fique na mão no início da safra seguinte.

Uma das melhores opções disponíveis no mercado são os aditivos da linha Xp³. Este é um aditivo com uma fórmula inovadora e potente para se aplicar no combustível, sendo ideal para preservar as suas propriedades por mais tempo.

Se você não quer ter problema com seus equipamentos no retorno da safra, confira alguns benefícios do Xp³:

Para não ser pego de surpresa quando precisar dos seus veículos ou equipamentos, fale com a Ecofuel – distribuidora oficial da linha Xp³ no Brasil.

Caso queira saber mais sobre como avaliar o seu diesel, a importância da aditivação e como os produtos Xp³ podem te ajudar, entre em contato conosco. Por que ficar com dúvidas se você pode falar sem compromisso com a Ecofuel? Aguardamos você!



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