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Congelamento do Diesel

Confira como o uso do aditivo Xp³ Winter pode evitar o congelamento do diesel

Congelamento do Diesel

As temperaturas baixas podem ser um problema para veículos e equipamentos movidos a diesel. Isso porque existe o risco de congelamento do combustível, dentre outros prejuízos, exigindo cuidados redobrados.

Esse problema ocorre em regiões onde o frio pode ser mais intenso, como na Europa, na América do Norte e na Argentina. No Brasil, apesar de ser um país de clima predominantemente tropical, a queda da temperatura também pode trazer muita dor de cabeça, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país.

Confira, a seguir, como o frio afeta o diesel e conheça uma solução eficiente para evitar esse transtorno.

Fique atento ao ponto de fluidez do diesel

Primeiramente, é importante entender que a temperatura baixa altera as características originais do diesel, comprometendo o bom funcionamento do equipamento e até impossibilitando a sua partida. É por isso que você deve ficar atento ao ponto de fluidez do diesel.

Mas o que é Ponto de Fluidez? É a menor temperatura que um diesel pode chegar mantendo-se fluido, ou seja, antes do seu estado de congelamento.

Esse ponto de fluidez varia de acordo com qualidade do diesel, a procedência do biodiesel presente no diesel e os aditivos usados neste combustível.

 

diesel sem e com Xp3 expostos a baixa temperatura
Figura 2: Diesel sem e com Xp3 expostos a baixa temperatura

 

Por que baixas temperaturas afetam a qualidade do diesel?

O diesel possui moléculas de parafina, que são componentes naturais do petróleo. Quando exposto a baixas temperaturas, o diesel tende a parafinar, ou seja, formar cristais parafínicos que causam entupimentos em filtros e falhas de ignição.

Um diesel congelado é mais espesso e pesado, o que também dificulta a combustão do motor, afeta sua potência e até pode causar parada total do equipamento ou veículo.

Esse problema é mais comum no inverno, em que os termômetros marcam baixas temperaturas por longo período, especialmente nos países de clima mais frio e, no Brasil, nos estados em que essa estação do ano é mais rigorosa (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul).

Quanto menor a temperatura, mais cristais vão se aglomerando. E quanto mais essa situação se agrava, maiores são as chances de o equipamento não funcionar.

 

entupimento causado por baixa temperatura
Figura 3: Entupimento causado por baixa temperatura

 

Transtornos causados pelo congelamento do diesel

Em síntese, confira os principais problemas causados pelo frio ao combustível:

– Dificuldade para a combustão acontecer;

– Prejuízo à fluidez do óleo diesel;

– Entupimento dos filtros;

– Falhas na ignição;

– Perda da potência do motor;

– Parada total.

Conheça o CFPP

Originário da sigla Cold Filter Plugging Point, o CFPP (Ponto de Entupimento de Filtro a Frio) é um método utilizado para determinar a operabilidade em baixas temperaturas de combustíveis como diesel, biodiesel, misturas e gasóleos.

No caso de o óleo diesel ficar submetido a uma temperatura ambiente menor que a temperatura de CFPP e esse óleo diesel (dentro do tanque ou dentro do sistema de combustível do motor) atingir essa temperatura ambiente, uma turvação poderá acontecer, segundo a publicação de Informações Técnicas sobre Óleo Diesel da Petrobras, elaborada pela Gerência Geral de Marketing da Companhia (2018).

Essa turvação, segundo a publicação, tem grande chance de ser resultante da presença de cristais de parafina. Os cristais surgem porque as moléculas de parafina de mais alto ponto de fusão presentes no combustível teriam passado de o estado líquido para o estado sólido devido à temperatura estar menor que a sua temperatura de fusão.

Daí a importância do CFPP: prever a temperatura mais baixa sob a qual o combustível pode operar sem causar transtornos, como entupimentos de filtros em equipamentos com motores a diesel.

 

entupimento causado por baixa temperatura
Figura 4: Entupimento causado por baixa temperatura

 

Saiba como evitar o congelamento do seu diesel

Agora que já sabemos como o frio afeta o combustível do seu veículo/equipamento, é importante saber como proceder.

Com a adição de biodiesel ao diesel, problemas com a formação de cristais parafínicos tornaram-se mais frequentes. No entanto, pesquisas avançaram no sentido de buscar soluções que evitem esse problema e mantenham a fluidez do diesel em ambientes de baixa temperatura.

Uma primeira dica importante é abastecer com combustível de qualidade. No entanto, isso não impede que o diesel congele. Uma solução é utilizar aditivos que melhorem as propriedades do combustível.

 

SAIBA MAIS: Ponto de fluidez do diesel: como evitar o congelamento?

 

entupimento causado por baixa temperatura
Figura 5: Entupimento causado por baixa temperatura

 

Aditivo Xp³ Winter previne o congelamento do diesel

O uso de aditivo previne o congelamento do diesel, evitando a formação de cristais parafínicos que causam entupimentos em filtros e falhas de ignição. No entanto, é necessário critério ao se escolher o produto a ser adicionado no combustível.

O aditivo escolhido deve impedir não apenas o congelamento, como também atuar no diesel que já contenha os cristais parafínicos, devolvendo ao combustível suas características iniciais.

É crucial usar produtos de alta qualidade, como um aditivo específico para redução do ponto de congelamento e melhora da fluidez do combustível perante baixas temperaturas.

O aditivo selecionado também deve interagir com os cristais de cera já formados, impedindo seu crescimento. Assim, tais cristais ficam menores em tamanho e menos propensos a aglomerações, o que evita entupimento dos filtros e sistemas de injeção.

Um dos melhores aditivos disponíveis no mercado com propriedades anti-congelantes é o Xp³ Winter. Produto da Linha Xp³, ele protege seu combustível contra o frio porque:

  • Reduz o ponto de congelamento (Pour Point), melhorando o CFPP (Cold Filter Plugging Point);
  • Melhora a fluidez do combustível a baixas temperaturas;
  • Previne que as partículas de parafinas se aderem umas nas outras, entupindo assim os filtros;
  • O Xp3 Winter reage com a água presente no diesel formando um novo composto livre dos efeitos negativos da água;
  • Elimina a formação de borras nos tanques de armazenamento, prolongando a troca de filtros e elementos;
  • Minimiza a necessidade de drenagem da água nos tanques de armazenamento;
  • Reduz o reparo de bicos e bombas injetoras protegendo o sistema eletrônico de injeção (efeito detergente);
  • Aumenta a disponibilidade operacional dos equipamentos e reduz os custos com manutenção;
  • Reduz de forma importante a emissão da fumaça preta;
  • Reduz o consumo de combustível (melhor aproveitamento das marchas);
  • Melhora o desempenho do motor prolongando sua vida útil;
  • Biodegradável.

O Xp³ Winter foi testado e certificado, sendo utilizado por inúmeras empresas que buscam reduzir gastos, otimizar o uso do seu diesel e evitar problemas graves, como o congelamento.

 

LEIA MAIS: Ensaio com o Xp³ Winter

 

Teste: Análise do diesel tratado com Xp³ Winter

O diesel de alguns clientes com histórico de problemas em equipamentos foi coletado para testes.

A empresa selecionou a amostra mais crítica e iniciou a testagem com dois de seus aditivos: o Xp3 Extra Potência Diesel e o Xp3 Winter. Ambos são bastante usados na região Sul do Brasil, em que as condições climáticas durante os meses de maio a agosto favorecem a formação de cristais de cera no diesel.

O resultado das análises indicou uma redução de CFPP com ambos os aditivos, sendo que o Xp³ Winter, por ser desenvolvido especificamente para esse fim, teve a maior redução, de 20 °C chegando a 4 °C na proporção de 1:4.000.

Ou seja, o diesel com Xp³ Winter não entupirá os filtros dos equipamentos desde que opere a temperaturas superiores a 4 °C, onde antes era 20 °C.

Com esse aditivo específico para o frio, o seu veículo não vai te deixar na mão!

 

Resultado dos Testes: Compare e surpreenda-se!

As reduções com ambos os aditivos e proporções foram satisfatórias, dando à Ecofuel uma gama de aplicações para atender às necessidades dos clientes em todas as partes do país, nas mais variadas temperaturas. Confira:

Resultado de ensaio Xp3 Extra Potencia Diesel Resultado de ensaio Xp3 Winter

Resultado de ensaio Xp3 Extra Potencia Diesel - 2 Resultado de ensaio Xp3 Winter - 2

Conclusões e recomendações gerais da Ecofuel

Apesar de a Petrobras contar com uma estratégia de fornecimento do Diesel com CFPP diferente para cada região e meses do ano, o resultado das análises indica haver fornecimento de diesel com números bem acima dos encontrados na tabela do Manual Técnico.

Portanto, durante as épocas mais frias do ano, é importante estar atento aos entupimentos precoces de filtros, pois o seu diesel pode estar com a sua temperatura de CFPP muito próxima à temperatura da sua região.

Neste caso, aconselhamos uma análise em laboratório do seu diesel. Assim, a Ecofuel pode identificar o problema e a melhor solução em forma de aditivo para a redução de CFPP a uma temperatura que não comprometa o funcionamento dos veículos e equipamentos e garanta a sua confiabilidade operacional.

Conte com a Ecofuel para uma análise confiável! Entre em contato e explique-nos o seu problema!

Saiba mais sobre o Xp³ Winter e todas as suas propriedades no nosso site: www.xp3.com.br.



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