Skip to main content

Congelamento do diesel: Como evitar que isso aconteça?

As cidades mais frias do país, como no Sul do Brasil, podem enfrentar sérios problemas com óleo diesel perante quedas bruscas de temperatura. Isso porque existe o risco de congelamento do combustível em veículos e equipamentos, o que vai exigir cuidados redobrados!

E o que fazer nessas regiões frias para evitar o congelamento do diesel? É sobre isso que falaremos no texto a seguir!

shutterstock_418262983

Por que o diesel congela? Quais problemas isso causa?

A composição de um óleo diesel, basicamente, é de destilados médios compostos de petróleo. E desde a última reformulação do combustível, com a inclusão do biodiesel e redução do teor de enxofre para uma queima mais limpa ao meio ambiente, isso gerou uma instabilidade do diesel a baixas temperaturas, portanto o novo combustível tende a congelar ainda mais facilmente.

Nas baixas temperaturas, o diesel fica mais pesado e mais espesso devido à formação de cristais parafínicos, que são ceras que se soltam da parafina do próprio diesel, surgindo justamente quando o diesel congela. E então, alguns problemas podem acontecer, tais como:

– Dificuldade para a combustão acontecer;

– Prejudica a fluidez do óleo diesel;

– Entupimento dos filtros;

– Falhas na ignição;

– Perda da potência do motor;

– Ou até mesmo parada total.

Portanto, como o diesel está ainda mais propenso a congelamento do que antes, precisamos de medidas eficazes de precaução contra isso. É prever e não esperar o problema acontecer nas épocas mais frias do ano!

 

E então, como evitar o congelamento do diesel?

A precaução indicada para o diesel não congelar é utilizar um aditivo no combustível que tardie ou impeça o ponto de congelamento, evitando assim a cristalização no tanque e demais consequências. O aditivo escolhido deve evitar não apenas o congelamento, como também atuar no problema que já estiver acontecendo.

Para isso, devemos usar produtos de alta qualidade, como um aditivo específico para reduzir o ponto de congelamento e melhorar a fluidez do combustível perante baixas temperaturas. O produto selecionado também deve interagir com os cristais de cera já formados, impedindo seu crescimento. Assim, tais cristais ficam menores em tamanho e menos propensos a aglomerações, evitando acúmulos espessos de cera, o que evita entupimento dos filtros e sistemas de injeção.

Um dos aditivos que pode te ajudar com tudo isso é o Xp³ Winter, com propriedades anti-congelantes e também um melhorador completo para seu combustível, assim como todos da Linha Xp³. Além de proteger seu combustível contra o frio, o Xp³ Winter é bom também porque:

– Reage com a água presente no diesel formando um novo composto livre dos efeitos negativos da água;

– Elimina a formação de borras nos tanques de armazenamento, prolongando a troca de filtros e elementos;

– Minimiza a necessidade de drenagem da água nos tanques de armazenamento;

– Reduz o reparo de bicos e bombas injetoras protegendo o sistema eletrônico de injeção (efeito detergente);

– Reduz de forma importante a emissão da fumaça preta;

– Reduz o consumo de combustível (melhor aproveitamento das marchas);

– Melhora o desempenho do motor prolongando sua vida útil.

– Seja biodegradável; e muito mais.

E por que escolher Xp³ Winter e não a concorrência? Porque é mais um produto da Linha Xp³, testado e certificado, produzido nos Estados Unidos e utilizado por inúmeras empresas que buscam reduzir gastos, otimizar o uso do seu diesel e evitar problemas graves, como esse do congelamento.

Saiba mais sobre as vantagens de ter um bom aditivo como o Xp³ com a Ecofuel! Ajudamos você a identificar o problema; apresentamos propostas com as soluções específicas à sua necessidade; implantamos o produto selecionado; realizamos o treinamento sobre a aplicação do produto; e ainda realizamos um acompanhamento periódico com avaliação de resultados, comprovando o aumento obtido no seu desempenho. Conte com a Ecofuel!



Share article on