Skip to main content
motor funcionando com óleo diesel

A Performance dos equipamentos caiu? Saiba como retomar!

motor funcionando com óleo diesel

Como saber se a performance do motor caiu?

A performance dos equipamentos está relacionada ao desempenho do seu motor, portanto, para notar se ele caiu basta observar alguns detalhes. Problemas como aumento de consumo do Diesel, presença de fumaça preta, falha na aceleração, entre outros fatores, podem ser indícios de queda de performance.

Possíveis causas para a queda de performance do equipamento

A vida útil dos equipamentos diz muito sobre a sua performance, portanto uma das causas mais comuns é quando o equipamento ou veículo são antigos.

Outro ponto que pode acabar com a performance dos equipamentos  é a falta de cuidado com o combustível utilizado, principalmente se for diesel, cujo os atuais já têm teor de enxofre reduzido (S10). Como já falamos em outro artigo sobre possíveis problemas causados por um diesel sem aditivo, alguns podem ser bastante frequentes, como presença de água no combustível, gomas e borras no fundo do tanque, ceras cristalizadas que podem entupir os sistemas internos e muitos outros. Tais problemas também afetam diretamente performance dos equipamentos.

mecânico arrumando motor do carro

3 soluções para melhorar a performance dos equipamentos

Cada caso é um caso, portanto a primeira sugestão é que você tenha acompanhamento profissional para avaliar a performance dos equipamentos. As soluções citadas a seguir são baseadas em casos mais recorrentes. Confira:

  1. Realize manutenção no sistema de admissão do ar

Fique atento quanto a qualidade do filtro de ar, a periodicidade da troca dos filtros e a limpeza das tubulações por onde o ar é admitido ao sistema de injeção, afinal, o ar é imprescindível para a queima do combustível, a obstrução da sua entrada certamente causará uma queima incompleta do combustível. Além do mais, um ar com impurezas também reduz a vida útil dos bicos e bombas injetoras e pode comprometer a performance.

  1. Cuide bem da lubrificação do motor

A lubrificação do motor é outro fator muito importante para manter a performance dos equipamentos. A correta lubrificação do motor reduz o atrito fazendo com que as partes móveis do motor se movam com menor resistência entre elas, evitando desgaste prematuro das peças, sobre-aquecimento e perda de potência, já que uma parte desta energia gerada pelo combustível será perdida para movimentar as peças e engrenagens do motor.

  1. Cuide dos bicos e bomba injetora

O sistema de injeção de diesel é o coração do seu equipamento. Cuide dele como todo carinho.

Em um motor a diesel o injetor é o componente mais complexo. O injetor tem que ser capaz de suportar a temperatura e a pressão dentro do cilindro e ainda passar o combustível como uma fina névoa. As altas pressões de trabalho faz das bombas injetoras um equipamento sensível e que requer alguns cuidados.

Um bom aditivo pode garantir o correto funcionamento da bomba injetora, evitando desgastes prematuros e garantindo uma queima eficiente do diesel.

O Xp³ High Lubricity, por exemplo, é o produto ideal para incrementar a lubricidade do diesel quando necessário. Só ele tem uma fórmula exclusiva que supera os demais aditivos do mercado com suas propriedades de lubrificação, sendo uma melhora completa do combustível.

Além dos benefícios exclusivos do High Lubricity, a linha Xp³ da Ecofuel também melhora a fluidez do combustível, elimina a presença de água, evita a formação de borras e cristais que podem comprometer os sistemas internos do motor, reduz a fumaça preta e reduz o consumo do seu combustível. Tudo em prol de otimizar a performance do seu equipamento.

Entendeu que Xp³ High Lubricity é a sua melhor solução quando se trata de incrementar a lubricidade, devolver a potência perdida e ajudar na performance dos equipamentos? Fale agora mesmo com a Ecofuel e descubra uma linha incrível de produtos que pode fazer muito pelo seu equipamento, trazendo mais potência, economia e aumento de vida útil ao seu motor. Clique aqui e saiba mais!



Share article on