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Veículo ou maquinário “parados”: Quais os riscos de manter diesel em tanques sem utilização?

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Tanto em veículos quanto em maquinários parados, a quarentena de 2020 pode ter afetado diretamente a qualidade do diesel neles presentes, gerando muitas dúvidas sobre o assunto entre as pessoas.

O principal questionamento gira em torno de se vale a pena ou não manter o tanque cheio nesses período de pausa e espera, além de dúvidas sobre o que pode acontecer se o diesel ficar muito tempo no equipamento em desuso. Sendo assim, no artigo de hoje, a gente vai te explicar tudo isso e falar sobre os riscos do diesel em tanque parado. Confira!

Por que o diesel pode estragar em tanques sem utilização?

Não só na época de quarentena, como também em períodos de entressafras ou paradas industriais, veículos e equipamentos têm baixíssima rotatividade, ou seja, o combustível fica parado por muito tempo nos tanques e isso pode trazer uma série de problemas.

Isso porque o diesel atual que usamos é um combustível altamente sensível a contaminações, devido à sua fórmula com menos enxofre e mais biodiesel. E tais características vêm à tona com mais facilidade quando o equipamento está em desuso!

Tanques parados e sem o tratamento correto criam um ambiente altamente propenso à uma rápida deterioração do diesel, como o surgimento de umidade e contaminação por bactérias e outros microrganismos. Infelizmente, muitas pessoas são pegas de surpresa nesses momentos de “pausa” por não terem feito o tratamento correto do diesel com antecedência!

Quais os riscos e consequências do diesel em tanque parado?

A maioria dos combustíveis tem sua deterioração acelerada diante de chuva, sol e poeira, tendo suas propriedades afetadas em pouco tempo. No caso do diesel, mesmo protegido dessas influências naturais, ainda assim tem maior facilidade para deteriorar no tanque parado, perdendo suas propriedades em pouco tempo! Lembrando que a vida útil do diesel vai depender das condições climáticas da região e as condições de armazenamento, portanto, esteja sempre atento a coloração do diesel, ele será um bom termômetro para identificar a oxidação do diesel. São algumas das coisas que podem acontecer com o diesel em tanque parado:

* Oxidação:

Um tanque com diesel parado tende a oxidar mais rapidamente. Como consequência, formam-se depósitos no fundo do tanque, formação de bactérias devido à presença de água, formação de ácidos que levam a corrosão e formação de sabões causando entupimento de filtros de combustível e formação de depósitos nos injetores.

* Formação de água no tanque:

A água surge por causa da condensação que ocorre quando umidade de ar entra no tanque. Acontece naturalmente, mas pode ser estimulada diante de mudanças de temperatura e/ou pressão. E para piorar, água no tanque estimula presença de microrganismos, borra no fundo do tanque e prejuízo aos sistemas de pré e pós combustão. Saiba mais sobre água no óleo do tanque aqui!

* Possível congelamento do diesel:

Problema comum nas regiões mais frias do país, principalmente com equipamentos parados contendo o combustível. O diesel tende a parafinar, causando entupimentos em filtros e falhas de ignição; também afeta a potência do motor e pode até causar parada total do equipamento. Saiba mais sobre ponto de fluidez e congelamento aqui!

Dúvida comum: Equipamentos sem utilização devem manter o tanque cheio ou vazio?

Mesmo diante desses problemas que surgem no diesel em tanque parado, a recomendação é manter o tanque sempre cheio. Para fazer isso da forma correta, a estrutura do tanque deve estar bem preservada e a boca do tanque sempre tampada.

No entanto, a recomendação para um diesel armazenado por mais de 2 meses, sem aditivos ou previamente protegido, é de descarte, principalmente se o local de armazenamento for revestido com metal, pois a deterioração é ainda maior, com altas chances de haver ferrugem.

O que fazer para evitar tais problemas no seu diesel?

A principal recomendação é manter seu tanque cheio e protegido com algum produto que mantenha todas as propriedades do diesel intactas, preservando a saúde do equipamento e garantindo o seu retorno quando precisar. Isso pode ser feito com o uso de bom aditivo no combustível, com os da linha Xp³!

Xp³ tem uma fórmula inovadora e potente para seu diesel, sendo ideal para preservar as suas propriedades por muito mais tempo. O produto evita contaminação no seu diesel, mantém a performance do equipamento, melhora a fluidez do combustível (evitando pontos de congelamento reduzidos), mantém protegido e limpo todos os sistemas internos e até trata aquela parte do diesel que já está contaminada.

Não seja pego de surpresa quando precisar dos seus veículos ou equipamentos! Fale com a Ecofuel, distribuidora oficial da linha no Brasil, para entender como prosseguir com a atual situação do seu diesel e saber qual o melhor aditivo da linha Xp³ para seu caso. Por que ficar com dúvidas se você pode falar sem compromisso com a Ecofuel? Aguardamos você!



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