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Armazenamento de diesel por longos períodos: Aditivo impede degradação do produto estocado


O aditivo Xp3 é usado para “blindar” o combustível armazenado do risco de contaminação, especialmente quando fica no tanque por um período acima do ideal

As oscilações dos preços do diesel no Brasil, em 2022, trouxeram grande preocupação para o mercado. Isso foi provocado por diferentes fatores, como a Guerra entre Ucrânia e Rússia, a política de preços da Petrobras e a retomada do crescimento econômico.

 

Esse cenário provocou meses de altas consecutivas nos preços. Por exemplo, o diesel vendido no país acumulou alta de 67% em 2022. Já a gasolina acumulou elevação de 40% entre 2019 e junho de 2022. Fora um outro problema: o risco de escassez ou falta de combustíveis para o suprimento do mercado interno.

Mas esse cenário de alta dos preços foi motivo de dor de cabeça não apenas para os consumidores do varejo.

Também preocupou os players do setor de combustíveis e grandes consumidores de diesel, como empresas de transporte de carga e de passageiros, além de setores como agronegócio, mineração, geração de energia e construção civil.

Para se protegerem do risco de escassez e da alta dos preços, essas empresas utilizaram toda sua capacidade de armazenamento de diesel, por exemplo, o que exigiu muitos cuidados para evitar a degradação do combustível.

Confira as medidas que têm sido tomadas por estes grandes consumidores para manter a qualidade do combustíveis, nesse ambiente de incertezas do mercado.

 

Variação para baixo dos preços dos combustíveis

Depois de meses de elevação, em meados de 2022 os preços continuaram oscilando, mas com tendência de queda. Alguns episódios explicaram isso, como a estabilidade do conflito entre Ucrânia e Rússia.

Além disso, houve a adoção de algumas medidas pelo governo brasileiro para conter a alta dos preços, como o corte de tributos federais sobre o diesel, a retirada de impostos sobre a importação de etanol e a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Combustíveis, que reduziu o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel e o gás.

Com essa nova conjuntura, o preço médio do diesel e da gasolina caiu nos postos, como destaca o estudo do professor Daniel Ferraz e do consultor de economia Paulo Viegas, com efeitos positivos sobre a inflação.

Mas até quando? Segundo eles, o preço dos combustíveis está atrelado ao preço do barril de petróleo no mercado internacional. “É dado em moeda estrangeira; em função de pressão no mercado lá fora, o preço oscila, causado por exemplo pela guerra na Ucrânia.”

Eles lembram que outra variável que impacta o preço é o câmbio, até porque a cotação do barril de petróleo é estabelecida em dólar. Por isso, a decisão de se usar como âncora de preços o PPI (Preço de Paridade Internacional), que é usada pela Petrobras desde 2016, tem grande influência nos preços. “Variando o câmbio e o preço do barril, varia o preço do combustível na bomba”, explicam.

O que fica claro é que existe um risco permanente de oscilação dos preços dos combustíveis no país, uma vez que estão conectados com fatores que podem sofrer grandes mudanças em curto espaço de tempo, como o patamar do câmbio, a cotação do barril no mercado internacional – entre 25% e 30% do diesel consumido no país, por exemplo, é importado.

 

Cuidado com o prazo de validade do combustível

Diante do risco constante de variação dos preços dos combustíveis no mercado brasileiro, inúmeras empresas têm usado toda a sua capacidade de armazenamento, como destacado anteriormente.

Mas armazenar combustíveis exige muitos cuidados!

 

Além de se adotar rigorosos procedimentos de segurança, é importante assegurar boas condições de armazenamento e evitar ao máximo que o produto estocado entre em processo de degradação ao longo do tempo, de modo que tenha qualidade adequada quando for usado em máquinas e equipamentos.

 

É crucial destacar que, segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), todo combustível tem período de validade, uma vez que o produto está sujeito à ação do tempo e, com isso, à perda de suas propriedades. Portanto, a degradação é inevitável.

Por exemplo, para o Diesel S10 é aconselhável que o produto seja armazenado em um período de no máximo 3 meses, principalmente devido ao biodiesel que é misturado ao diesel, já que propicia o acúmulo de água e borra no tanque. Já o Diesel S500 tem um prazo maior de armazenagem devido à sua capacidade de maior resistência à absorção de água, sem perder qualidade. No entanto, o S500 resiste no máximo 4 meses.

O setor de transporte de passageiros é um dos segmentos que sofreu com a alta dos preços dos combustíveis

 

O que fazer para impedir a contaminação do diesel armazenado?

Caso o diesel fique armazenado por mais tempo que o indicado, existe uma grande ameaça para a qualidade do produto.

É grande a possibilidade de esse combustível sofrer uma contaminação. E se nada for feito, a empresa pode contabilizar prejuízo.

 

Para “blindar” o combustível armazenado do risco de contaminação, mesmo quando fica no tanque por um período pouco acima do habitual, uma medida muito eficiente é o uso do aditivo para diesel Xp3, que mantém intactas as propriedades do combustível.  

 

Os clientes que utilizam esse aditivo recebem uma assessoria completa:

  • Durante o armazenamento, existe a conferência se o tanque está livre de contaminação;
  • Uma análise criteriosa define a quantidade ideal do aditivo a ser aplicada;
  • É feito o acompanhamento mensal da qualidade do diesel armazenado;
  • E em casos em que já existe algum nível de degradação, é estabelecida uma estratégia de controle do problema com o uso do Xp3.

Por conta deste cenário de oscilações do mercado de combustíveis no Brasil, o uso do Xp3 para assegurar a integridade do diesel armazenado aumentou bastante em 2022.

Em todo o país, os players que precisam fazer algum armazenamento de combustível por conta de suas operações logísticas (como empresas de transporte, do agronegócio e de mineração) buscaram o aditivo de maior qualidade do mercado para reduzir os riscos de contaminação.

Além do uso do aditivo para diesel Xp3, também pode-se tomar outras medidas de prevenção para minimizar os riscos de deterioração do produto armazenado, como se assegurar que a boca do tanque está sempre bem tampada e que sua estrutura está bem preservada.

Para não ter problemas de contaminação ao armazenar diesel, fale com a Ecofuel – distribuidora oficial da linha Xp3 no Brasil.

Caso queira saber mais sobre a eficiência do uso do aditivo ao longo do período em que o combustível fica armazenado, entre em contato conosco.

Por que ficar com dúvidas se você pode falar sem compromisso com a Ecofuel? Aguardamos você!

 



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