O óleo diesel é um dos combustíveis mais usados em todo o mundo, nos mais diferentes segmentos, desde o combustível do dia a dia ao uso em grandes indústrias. Os mais comuns são o tradicional S500 e, mais recente, o S10, que vem sendo comercializado no Brasil desde janeiro de 2014.
Será que existem muitas diferenças entre ambos os tipos? E aqueles problemas comuns que acontecem com o S500, também podem acontecer com o S10? Os aditivos também funcionam para o S10, ou tem que ser algum produto diferente? Vamos falar sobre tudo isso a seguir.
Mas antes, quais as diferenças entre o diesel S500 e diesel S10?
O S500 é o diesel mais comum encontrado nos postos; conta com o teor máximo de enxofre estabelecido por regulamentação (medida da ANP a fim de causar menos danos ao meio ambiente); outra característica é a baixa quantidade de cetano, químico usado nos óleos mais modernos para melhorar a combustão; e é recomendado para veículos fabricados até 2012.
Quanto ao diesel S10, este faz parte dos óleos biodiesel aprimorados, com um teor baixíssimo de enxofre que deixa o óleo mais exposto ao surgimento de microorganismos e demais problemas (veremos a seguir); possui mais quantidade de cetano; e seu benefícios são melhor aproveitados em modelos de veículos otimizados (depois de 2012) para receber o S10.
Em suma, as principais diferenças são:
- Grau de poluição: Como o S500 tem mais enxofre, o S10 é bem menos poluente; sendo assim, o S10 é ecologicamente mais correto.
- Coloração: O S500 possui cor vermelha e, para evitar fraudes, obrigatoriamente, o S10 deve ter cor amarela.
- Melhor desempenho: Veículos com S10 têm melhor desempenho devido à maior quantidade de cetano presente na fórmula, o que significa mais qualidade na ignição e melhor combustão.
- Durabilidade do motor: Como o S10 tem menos enxofre, ele corrói menos as peças do motor, portanto oferece mais durabilidade.
- Sedimentos no tanque: O S10 contém mais hidrogênio que o S500, o que significa maior capacidade solvente para os sedimentos que se acumulam no tanque e no sistema de combustível.
Fonte: Royal FIC.
Quais problemas podem acontecer com o diesel S10?
A princípio, comparando os óleos, percebe-se que o diesel S10 possui vantagens com relação ao diesel S500, no entanto isso não o torna imune aos problemas comuns que acontecem com a degradação do diesel, seja qual tipo for. Sim, as chances dos problemas são menores no S10 devido à sua composição química, mas tais problemas também podem acontecer:
- Presença de água decorrente da condensação;
- Presença de sedimentos (gomas e borras) nos tanques de armazenamento;
- Surgimento de ceras cristalizadas que obstruem filtros e tubulações;
- Maior consumo de combustível e baixo desempenho do motor;
- Desenvolvimento de microorganismos devido à presença de água;
- Maior emissão de fumaça preta;
- Necessidade de mais gastos com manutenção e troca de peças; e muitos outros.
Grande parte dos problemas é relativo ao efeito corrosivo que o óleo contaminado e impuro causam ao motor e sistemas adjacentes. Mas e aí? Mesmo usando um diesel melhor, como o S10, como evitar todos esses problemas? O tópico a seguir traz a solução contra tudo isso.
E como evitar os problemas do diesel S10?
Como tem baixo teor de enxofre, o diesel S10 precisa dos cuidados e manuseio corretos, caso contrário, a sua degradação pode ser ainda mais rápida do que o S500. Sendo assim, uma boa solução para evitar tais problemas citados acima é investir num aditivo de alta qualidade, com efeito purificador, para eliminar todas as possibilidades de contaminação e corrosão, além de gastos com reparos e manutenções. Com um bom aditivo, é possível adquirir as seguintes vantagens:
- Eliminar a água do combustível;
- Reduz necessidade de manutenção, troca de peças e demais gastos;
- Impede surgimento de ceras cristalizadas;
- Melhora ponto de fluidez;
- Aumenta a vida útil e otimiza a potência dos motores/equipamentos;
- Efeito antioxidante no diesel;
- Efeito bactericida para inibir os microorganismos;
- Efeito detergente que dissolve os sedimentos;
- Reduz fumaça preta; dentre outras.
Extra: Como escolher um aditivo de confiança no mercado?
Em meio a tanta concorrência e fraudes, o segredo é verificar a marca do produto, experiência de mercado, comparar antes e depois de testes realizados até que você se certifique da qualidade. E quem escolhe o Xp³ fica seguro quanto a tudo isso.
Todos esses benefícios primordiais que um bom aditivo precisa ter, o Xp³ garante para seu diesel. Se você faz parte dos segmentos Agrícola, Termoelétrico, Ferroviário, Transportadoras e Frotistas, Mineração, Distribuição de combustíveis ou Naval, conte o Xp³ para manter a qualidade do seu diesel, seja S10, S500 ou qualquer outro.
Confira tudo sobre a linha completa do Xp³ clicando aqui.
Share article on