Skip to main content
horário certo para abastecer

Mito ou Verdade: Existe horário certo para abastecer? Dia ou noite? Dá para economizar?

horário certo para abastecer

Combustível não é algo barato no Brasil. Qualquer dica que nos ajude a economizar, já viraliza entre as pessoas e todos querem tentar (algumas até são incorretas, cuidado!). E uma das dicas que está em alta nas pautas de economia é sobre o horário certo para abastecer. É durante o dia? Ou à noite? Descubra se isso é verdade ou mito neste artigo!

Variável que influencia na economia: Temperatura

Muitas pessoas não sabem disso, afinal ninguém nos orienta a gastar menos onde o combustível é vendido. Saiba que o fator temperatura influencia (muito) no valor que você vai pagar ao abastecer. Isso porque quanto mais calor, mais o combustível tem seu volume alterado e expandido.

Como assim? Combustíveis sofrem expansão térmica quando em temperaturas mais altas, principalmente a gasolina, isso significa que ao abastecer no calor as moléculas estarão maiores e preencherão mais rapidamente seu tanque. Depois, quando a temperatura cair, a mesma quantidade que você abasteceu estará ocupando menos espaço no tanque, por isso o horário certo para abastecer depende também da temperatura.

Lembrando que expande o volume, não a quantidade!

Além disso, parte dessas moléculas evaporam com facilidade, portanto em pouco tempo parte do combustível é perdida sem nenhuma combustão, apenas por estar em uma temperatura mais elevada.

Estima-se que a perda pode chegar a 4 ml a cada 50 L abastecidos. Tal valor, para um veículo único, é uma perda mínima, mas para empresas e locadoras que possuem frotas, ou indústrias com maquinários em grande quantidade, o prejuízo é bem maior.

Verdade: É possível economizar abastecendo no horário certo!

Sim, é verdade! Estudos recentes da Universidade Federal de Campina Grande sugerem que ao abastecer à noite, o combustível expande menos, afinal as temperaturas caem, estando abaixo dos 30 graus. A melhor faixa de horário é de 19h às 7h.

Portanto, evite ao máximo abastecer durante o dia, quando o Sol está a pino, assim você pode economizar alguns mililitros do seu combustível. Programa-se para fazer os abastecimentos no período da noite! Outra dica útil é: nem abra o seu tanque em dias muito quentes, pois até isso influencia na expansão e evaporação de parte do combustível.

Dica de economia para seu diesel render mais: aditivos Xp³

Outra dica que podemos dar para você sobre o horário certo para abastecer é: quer ver seu diesel e seus equipamentos rendendo mais, com melhor desempenho?  Utilize os aditivos da linha Xp³ na dosagem certa. Um produto de alta qualidade, que prolonga a necessidade de manutenção dos equipamentos, otimiza a performance do seu motor e reduz o consumo de combustível, fazendo você gastar menos.

Confira aqui tudo sobre o Xp³! Em caso de dúvidas, fale com a Ecofuel, a distribuidora oficial da marca no Brasil.

 



Share article on