O diesel, tanto o S10 quanto o S500 é um combustível suscetível a formação de borras e sedimentos, seja pelo aumento da formação de bactérias causadas pela redução do teor de enxofre, ou seja pelo uso do biodiesel em sua composição. O fato é que tais características torna o diesel um produto mais propenso a degradação, o que acaba afetando o sistema de pre e pós combustão dos veículos e equipamentos a diesel.
Sendo assim é comum que motores a diesel apresentem sujeiras acumuladas, principalmente se o combustível já estava mal armazenado antes mesmo de chegar ao consumidor. Siga na leitura e confira o que pode causar esse entupimento dos filtros de motor a diesel e como essas sujeiras podem surgir!
Possíveis causas para entupimento dos filtros
- Água e sedimentos
Existe também a probabilidade da contaminação do diesel por água, proveniente da condensação do combustível após mudanças de temperatura ou pressão interna, ou também pelo alto desempenho dos motores que geram ar quente e partículas de água.
Essa água no tanque induz à contaminação, provocando o surgimento de borras, bactérias e outros sedimentos, o que causa e facilita o entupimento dos filtros de motor a diesel, desgastes da bomba, desgastes do bico injetor, corrosão e combustão excessiva.
- Ponto de cristalização
Esta medida é relativa à temperatura ambiente mínima necessária para o início da cristalização de parafinas no combustível, as quais surgem no fundo do tanque. Tais parafinas colaboram para o entupimento dos filtros.
- Ponto de fluidez
Outro ponto de temperatura que merece atenção no diesel é o seu ponto de fluidez, relativo à menor temperatura que um diesel pode chegar antes do seu congelamento.
É importante cuidar do combustível antes mesmo das temperaturas frias chegarem, pois ele pode criar parafinas no fundo do tanque, as quais entopem filtros e causam falhas de ignição. Saiba mais sobre ponto de fluidez neste outro artigo!
O que fazer para evitar o entupimento dos filtros de motor a diesel?
Algumas medidas devem ser tomadas para evitar que água e sedimentos surjam no combustível, causando o entupimento dos filtros de motor a diesel, além de ter maior atenção quanto às temperaturas de controle das propriedades do diesel. Fique atento às dicas:
- Procedência do combustível: Procure fornecedores confiáveis do seu diesel, o cuidado deve começar desde a produção ao transporte, antes mesmo de chegar ao consumidor. Esteja atento a coloração e a turbidez do diesel. Lembrando que o diesel S10 possui uma coloração amarela clara e o diesel S500 uma coloração vermelha.
- Manutenção e limpeza: Tenha o hábito de trocar os filtros no período pré-determinado pelo fabricante do veiculo ou equipamento.
- Tenha um aditivo de confiança para seu diesel: Aditivos podem aumentar a vida útil do seu diesel, reduzir as chances de contaminação e degradação, além de minimizar a necessidade de manutenção e troca de peças!
Conheça os aditivos da linha Xp³, distribuídos no Brasil pela Ecofuel. São produtos com fórmula exclusiva que não permitem o surgimento de água ou sedimentos no seu diesel, regulam ponto de fluidez e de entupimento dos filtros de motor a diesel e ainda otimizam a performance do seu motor.
Faça seu diesel durar muito mais e manter as propriedades! Fale com a Ecofuel e saiba mais!
Share article on