Maquinário emitindo fumaça preta nunca é um bom sinal. Além de indicar algo que está acabando com o motor, pode implicar em altos gastos futuros e até perigo a quem está no controle ou nos arredores. Será que seu equipamento não está com esse problemão? Saiba mais sobre fumaça preta, o que pode ser e como evitá-la a seguir.
O que é a fumaça preta em motores a diesel? O que causa?
Sempre que sai fumaça pelo escapamento de um veículo ou de um maquinário é um indício de algum problema. No caso da fumaça preta, ela é emitida pelos motores a diesel quando o combustível não está sendo queimado da forma correta, o que ocasiona muitos problemas.
A cor preta e cheiro forte dessa fumaça indicam carbono pulverizado, ou seja, alta temperatura do combustível e ausência de ar para realizar a combustão, trazendo falhas na queima. Com isso, o motor consome mais combustível do que o comum, pois o aquecimento queima o diesel em maior quantidade. E isso pode acabar com o motor, trazendo mais gastos com maior consumo e danos graves nos sistemas internos.
Além desses danos, a fumaça preta é extremamente poluente e tóxica, prejudicando não só o meio ambiente como também a saúde humana. É proibida por lei pelo IBAMA e, em muitos estados do Brasil, multas são aplicadas para motoristas, transportadoras e empresas que não seguem o regulamento local.
E como evitar a fumaça preta em motores a diesel?
Imagine quantos gastos virão depois de você descobrir a fumaça preta de forma tardia, portanto o ideal mesmo é evitar que ela aconteça. É prevenindo que você evita muitos gastos, sustos e dores de cabeça.
Além de manutenção de rotina adequada ao porte e demais características do equipamento, é importante prezar pela qualidade do diesel utilizado, pois diesel ruim é uma das principais evidências da fumaça preta.
Um diesel “doente” com presença de água ou microorganismos prejudica a potência do motor, gera resíduos no tanque que podem entupir filtros e bombas injetores, além de aumentar o consumo médio de combustível. E são justamente esses problemas que colaboram para o surgimento da fumaça preta.
Para evitar isso, uma das suas melhores opções é investir em um bom aditivo, como os da linha Xp³, para tratar e cuidar da saúde do diesel. O Xp³ atua com qualidade nos sistemas de pré e pós combustão, inibindo formação de resíduos, reduzindo os custos com a manutenção dos bicos e bombas injetoras, diminuindo de forma importante a emissão de fumaça preta e prolongando a vida útil do motor. Conte com o Xp³!
Em caso de dúvidas, fale com a Ecofuel e saiba mais sobre os benefícios do Xp³, o melhor aditivo do mercado!
Fonte: AutoTrac, Sofit4, Fras-le
PORTARIA MINTER Nº 100, DE 14 DE JULHO DE 1980
Portaria IBAMA nº 85 de 17/10/1996
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2017/07/operacao-fumaca-preta-fiscaliza-35-mil-veiculos-e-multa-605-no-estado/
Share article on