Skip to main content
filtro de combustível o que é

Filtro de combustível: O novo aliado do aditivo do seu combustível. Conheça!

filtro de combustível o que é

Hoje vamos falar sobre uma peça que pode ser usada nos veículos para que a qualidade do combustível seja mantida por mais tempo. Sim, estamos falando do filtro de combustível!

Se você conhece pouco ou nada sobre este produto, confira no artigo de hoje como ele pode salvar o diesel e melhorar o desempenho do seu motor, principalmente quando aliado a um bom aditivo. Siga na leitura!

O que é filtro de combustível? Para que serve?

Um filtro de combustível é uma peça de formato cilíndrico, com uma ponta de cada lado, que deve ficar entre o tanque e o motor. O combustível, que geralmente tem resíduos variados, passa por esse filtro e chega ao motor purificado. Literalmente, é como um filtro de água que limpa e a torna própria para consumo. No caso do combustível, fica mais limpo e apropriado para a combustão.

Sendo assim, o filtro nos veículos é uma peça muito importante para filtrar e eliminar sujeiras variadas contidas no combustível, trazendo um funcionamento mais eficiente. É possível ver a olho nu toda a sujeira que o filtro consegue remover, tornando o líquido que passou mais puro e eficaz para a queima.

Essa limpeza ajuda tanto em maior eficiência para o motor, como também em economia para seu bolso, visto que, com uma queima mais eficiente, você tende a economizar combustível e também ampliar o tempo de manutenção dos sistemas internos do veículo, geralmente danificados por conta de um diesel de má qualidade.

O que pode tornar o óleo diesel impuro?

Quanto mais limpo e puro um combustível for, mais eficaz é a sua combustão e, consequentemente, o desempenho do equipamento. Mas, como se sabe, o óleo diesel é um produto que se degrada rapidamente devido ao baixo teor de enxofre e maior quantidade de biodiesel. Portanto é um combustível muito suscetível ao surgimento de impurezas que precisa dos cuidados certos!

Essa contaminação vem principalmente da proliferação de bactérias no diesel, causada pelo surgimento de água no tanque. Esses seres criam uma borra escura e corrosiva no fundo, que muitas vezes pode entupir bicos, filtros e danificar componentes. Além dessa borra, outras impurezas são poeira, ferrugem e demais resíduos encontrados até mesmo no combustível recém-abastecido.

Por isso o filtro torna-se um parceiro importante para o seu diesel, principalmente quando usado junto a um potente aditivo para manter as qualidades do combustível. Não sabe qual aditivo usar? Então veja nossa dica a seguir.

Dica de aditivo para proteger o óleo diesel: linha Xp³

Além do filtro de combustível, conte também com um produto de excelente qualidade que vai prolongar as propriedades do seu diesel. Conheça os aditivos da linha Xp³!

Xp³ aumenta a vida útil de veículos e equipamentos, minimiza reparos e gastos com manutenção, previne o surgimento de água no tanque, além de ampliar o desempenho e potência do motor. Fale com a Ecofuel, descreva sua necessidade e descubra em qual aditivo você investir!



Share article on