Skip to main content
case xp3

Usina de cana usa aditivo Xp3 no diesel e reduz o consumo de combustível em 2,5%

case xp3

A contaminação do óleo diesel é um fator de risco para a frota e para o rendimento operacional da empresa. Mas esse problema pode ser evitado ou resolvido ao se utilizar o aditivo Xp3 no combustível de veículos e máquinas.

Mas como o gestor pode saber se vale a pena fazer esse investimento? Para obter a resposta, não tire os olhos desse texto.

Confira a seguir os benefícios do uso do aditivo no diesel e como calcular o custo-benefício dessa prática.

Também trazemos para você um exemplo bem-sucedido da aplicação do Xp3 em um dos segmentos mais prósperos da agroindústria nacional: o setor sucroenergético.

Vem com a gente!

 

+ CONFIRA TAMBÉM: Aditivo para Óleo Diesel: Por que usar? Quais problemas ele resolve e evita?

 

Combustível contaminado: por que é um perigo para a frota e para o bolso?

Com o uso do aditivo Xp3, evita-se gastos desnecessários com troca de filtros e afins. Isso porque o Xp3 funciona como um “purificador”. Ele tem propriedades químicas capazes de combater os principais problemas relacionados à contaminação.

O diesel contaminado deixa estragos por onde passa: sistemas de injeção, bicos, filtros e até os próprios tanques são danificados. O entupimento dos bicos, por exemplo, ocasiona a parada dos equipamentos, podendo atrasar prazos e afins.

Por esse motivo é necessário trocar, em intervalos de tempo menores, os filtros e não é incomum ocorrer a manutenção frequente do sistema de injeção de combustível causada pelo diesel contaminado.

Considerando a dimensão do problema, não utilizar o Xp3 e não tomar os devidos cuidados com o armazenamento afeta diretamente o bolso, uma vez que eleva os custos com manutenção e reduz o rendimento das operações.

Uma boa pedida para o gestor que se preocupa com as consequências da contaminação do combustível é utilizar o aditivo para óleo diesel Xp3.

Esse produto elimina as colônias de bactérias geradas no diesel, que se proliferam devido à água emulsionada no combustível, que causam uma borra negra de mau cheiro, que é altamente corrosiva e reduz a vida útil dos equipamentos.

O Xp3 combate o problema na raiz e devolve ao Diesel suas características originais, gerando melhor rendimento e menos gastos com manutenção.

 

LEIA MAIS: Diesel degradado aumenta custo com manutenções em equipamentos agrícolas

 

Calcule o custo-benefício do aditivo no diesel

Para avaliar a relação custo-benefício do aditivo, é necessário considerar que esse cálculo varia de usina para usina, pois cada unidade paga um preço no litro do diesel.

Para aprender a fazer esse cálculo, considere os seguintes valores: Diesel – X R$ por litro; e Aditivo – Y R$ por litro (consulte as melhores condições comerciais com o representante de sua região).

A aditivação do Xp3 ocorre na proporção de 1 litro de produto para cada 4 mil litros de diesel. Sendo assim, o investimento com o Xp3 é o valor do produto dividido por 4.000 (Y / 4.000) o resultado é o custo a ser agregado ao litro do Diesel, o que em percentual de investimento, significa aproximadamente em 0,5% do valor do litro do diesel.

Em todos os casos, com a utilização do Xp3, o produto se paga e ainda gera lucro, porém ressalta-se que os maiores benefícios dos produtos estão diretamente ligados a um menor custo de manutenção e maior disponibilidade mecânica dos equipamentos.

Portanto, o valor de investimento no aditivo é baixo considerando os inúmeros benefícios que um bom aditivo proporciona para o negócio.

Antes de conhecer um case de sucesso do uso do Xp3 em usina de açúcar e etanol, vale destacar o quanto esse aditivo pode agregar valor ao diesel consumido por sua frota.

 

Os benefícios do XP3 para a sua frota

Dentre os diversos benefícios do Xp³, podemos destacar:

  • Previne a oxidação do diesel;
  • Elimina a água no combustível;
  • Mantêm bicos injetores, bombas e elementos filtrantes limpos;
  • Evita o entupimento dos filtros;
  • Tem efeito bactericida, inibindo o desenvolvimento de microrganismos;
  • Melhora o ponto de fluidez (retarda o ponto de congelamento);
  • Melhora o desempenho e potência dos equipamentos;
  • Possui efeito antioxidante no diesel, perpetuando sua qualidade original;
  • Aumenta a vida útil dos equipamentos; e muito mais.

Aqui no Brasil, o Xp3 é distribuído pela Ecofuel, que ajuda o consumidor a entender suas necessidades e presta orientação quanto ao aditivo da família Xp3 que melhor atenderá suas necessidades. Conheça nossa linha completa de produtos!

 

Case bem-sucedido: Usina paulista reduz o consumo de combustível ao usar o Xp3

A aditivação do diesel com o Xp3 ocorre em importantes segmentos da economia brasileira, como Agrícola, Ferroviário, Mineração, Naval/Marina, Termoelétrico, Transportadoras, frotistas, Distribuidores de Combustíveis, etc.

Nessas áreas, um dos segmentos que mais apostam na eficiência do produto é o sucroenergético, até por ser um dos segmentos que mais investem e monitoram suas operações, a fim de medir resultados.

A seguir, vamos conhecer o teste realizado em uma usina no interior do estado de São Paulo, que obteve bons resultados ao utilizar o aditivo.

 

  • Unidade no Estado de SP

Dentre diversos cases, podemos citar um trabalho com o Xp3 em uma unidade de um grupo de usinas durante uma safra em que 100% dos equipamentos de uma frente de colheita receberam diesel aditivado com o Xp3.

Por meio de estudo comparativo, observou-se que a frente de colheita que recebeu o diesel aditivado com o Xp3 apresentou as seguintes médias: colhedoras de cana da marca Case A-8800 atingiram uma redução de consumo de combustível na ordem de 2,4%. No mesmo período, as colhedoras John Deere JD-3522 HP tiveram redução de consumo de 2,3%;
Na mesma frente, os tratores transbordo apresentaram uma redução de 2,9% no consumo de diesel. Levando em conta todos os equipamentos, a redução média de consumo foi de 2,5%.

Esses números atestam o retorno do valor investido com a aditivação do combustível da usina. Além disso, esse procedimento propiciou menor gasto com manutenção de filtros, bombas, bicos, além de proporcionar maior disponibilidade operacional dos equipamentos. A Ecofuel garante que os maiores benefícios com a utilização do Xp3 estão relacionados a estes itens.

 

Resultados obtidos com o Xp3


Reduzir consumo de diesel


Custo-benefício comprovado na agroindústria consolida a adoção do Xp3

Por conta desses resultados, o Xp3 passou a ser adicionado ao diesel em todas as frentes de colheita da usina e ampliou-se sua utilização em todas as outras unidades sucroenergéticas do mesmo grupo, em diferentes estados do País.

 

Seguro a eventuais danos de equipamentos, dentre outros benefícios

Um dos diferenciais da Ecofuel/Xp3 no Brasil, nos diferentes mercados em que atua, é o fato de a empresa ser a única e pioneira a oferecer segurança total aos clientes por meio de um seguro internacional. A cobertura é de até U$1.000.000,00 para eventuais danos a equipamentos.

A empresa também faz o acompanhamento da qualidade do diesel, por meio de coletas e análises periódicas, visando auxiliar, de forma permanente, os clientes que recebem relatórios detalhados dos procedimentos realizados.

A Ecofuel também disponibiliza estudos comparativos demonstrando os benefícios obtidos com a utilização do Xp3; fornece equipamentos de dosagem em comodato; e possui um serviço de pós-venda bastante atento às demandas do cliente.

Quer obter estes e outros benefícios…

  • Reduzindo o consumo de combustível?
  • Minimizando gastos com manutenção?
  • Otimizando o rendimento operacional?
  • E trabalhando com tranquilidade?

Fale com a equipe da Ecofuel, distribuidora exclusiva do Xp3 no Brasil!

 

Você gostou do conteúdo ou tem alguma dúvida? Envie seu comentário abaixo.



Share article on