Skip to main content
onda de óleo

Lubricidade do combustível: Qual a sua importância para o motor a Diesel?

onda de óleo

Se você sempre acompanha nosso blog, sabe que o diesel presente no seu veículo ou equipamento precisa dos cuidados prévios corretos, caso contrário pode apresentar problemas relacionados a rendimento, performance e eficiência. Hoje vamos falar de lubricidade do combustível, uma característica essencial para não apresentar tais problemas em motores movidos a diesel, tanto em curto quanto em longo prazo. Confira a seguir!

O que é lubricidade do diesel? Para que serve?

Lubricidade é uma medida relacionada à capacidade de lubrificação de determinada substância, que, no nosso caso, é o diesel. Dentre algumas características que classificam essa lubricidade estão viscosidade e tensão superficial do líquido. Ela serve para garantir a lubrificação das peças internas das bombas injetoras.

Os motores desenvolvidos para trabalhar com o diesel S10 não sofrem com essa menor lubricidade porque foram desenvolvidos para assim operar. O problema está no uso deste combustível (S10) em motores que foram fabricados para trabalhar com uma lubricidade maior como o diesel S500.

Portanto, motores movidos a óleo diesel exigem maiores e melhores propriedades de lubricidade para a bomba injetora funcionar corretamente, afinal existe a necessidade do combustível escoar bem pelas peças em movimento.

Dúvida comum: O diesel S10 tem boa lubricidade?

A resposta é sim desde que usado em veículos que foram desenvolvidos para usar este combustível. O diesel S10 conta com uma redução significativa de enxofre em sua composição, por razões ambientais. Essa característica influencia na condição de lubricidade do combustível, pois antes o enxofre atuava como “lubricida e bactericida natural”, e com menos dessa substância, o diesel S10 teve a sua capacidade de lubricidade reduzida.

Então onde está o problema? O problema está no uso do diesel S10 em motores que foram desenvolvidos para trabalhar com uma maior lubricidade. Ainda assim, há quem diga que usa o diesel S10 nos veículos mais antigos e não tem problema algum. É verdade, muitos são os casos, mas também são muitos os casos de danos a bomba injetora por baixa lubricidade.

Com isso, a solução torna-se investir em um aditivo melhorador de lubricidade, para garantir que tais desgastes físicos na bomba injetora não aconteçam e que toda a eficiência do diesel seja preservada. 

Como melhorar e proteger o diesel? – Use aditivo melhorador de lubricidade!

O mercado de aditivos passa por constantes mudanças para se adaptar às novas fórmulas de combustíveis e demais necessidades. Uma delas é esse ajuste necessário para manter a lubricidade do diesel e não afetar os sistemas de injeção deste combustível.

Uma das melhores marcas com aditivos de alta qualidade é a Xp³, que conta com produtos que resgatam e preservam o melhor do diesel. E para esse ponto específico de melhorar a lubricidade do combustível, existe o Xp³ High Lubricity, que incrementa a lubricidade do diesel S10 com uma fórmula exclusiva que supera os demais aditivos no mercado.

Além da propriedade de lubricidade, o Xp³ High Lubricity traz benefícios extras que o torna um melhorador de combustível completo:

  • Melhora a fluidez do combustível;
  • Reage com a água presente no diesel formando um novo composto livre dos efeitos negativos da água;
  • Elimina a formação de borras nos tanques de armazenamento, prolongando a troca de filtros e elementos;
  • Reduz o reparo de bicos e bombas injetoras protegendo o sistema eletrônico de injeção (efeito detergente);
  • Reduz a emissão da fumaça preta;
  • Reduz o consumo de combustível;
  • Prolongando a vida útil do motor;
  • É biodegradável.

Para saber mais sobre o Xp³ High Lubricity e demais produtos da Linha Xp³, fale com a Ecofuel. Estamos prontos para tirar suas dúvidas e levar muita qualidade ao seu dia a dia!



Share article on