Skip to main content
bactérias no óleo diesel

Bactérias no óleo diesel: Como impedir que isso aconteça?

bactérias no óleo diesel

Sabe-se que o diesel atual em comercialização contém uma parte considerável de biodiesel e muito menos enxofre, tornando-o um produto mais facilmente degradável. Tais características colaboram para o surgimento de seres nada bem-vindos no combustível: as bactérias, que não só “sujam” o combustível, como podem causar danos sérios nas bombas, bicos injetores e todo o sistema de pré e pós-combustão. Mas afinal, como essas bactérias aparecem? Como evitar que elas apareçam no diesel? É sobre isso que falaremos no seguinte artigo!

Água: a principal razão do surgimento de bactérias no diesel

Bactérias são seres vivos que necessitam da presença de água para sobreviver e se proliferar. Sendo assim, é fácil de entender: se há bactérias no óleo diesel é porque existe água no tanque.

Há a possibilidade de essa água já estar no tanque antes mesmo do combustível chegar, mas também pode estar presente pela condensação que acontece com a umidade do ar que entra no tanque, seja naturalmente ou por mudanças de temperatura.  Vale ressaltar que o tanque vedado, não assegura a ausência de condensação e água.

Quais as consequências das bactérias no diesel?

Não precisa ser uma alta quantidade de água para os problemas com as bactérias acontecerem. O risco existe e pode gerar consequências ruins ao combustível a partir do surgimento das bactérias, como veremos a seguir:

  • Bactérias se alimentam do combustível, comprometendo consideravelmente a qualidade do produto;
  • A presença desses microrganismos geram um tipo de borra pastosa ao fundo do tanque e também nas tubulações; esse acúmulo prejudica os sistemas internos e pode causar entupimento precoce dos filtros, corrosão, prejudicar os sistemas de injeção, dentre outros pequenos e grandes danos;
  • Todo esse prejuízo causado pelas bactérias faz com que você gaste mais com manutenção e troca de peças, além de colocar em risco a qualidade do seu motor, sujeito a pane geral;
  • Tais efeitos causados pela presença das bactérias não são sentidos apenas em longo prazo, sendo um problema a ser “adiado”; também podem ser sentidos em curto prazo com um veículo ou equipamento que vem apresentando performance reduzida; sendo assim, a dica é não esperar dar pane para checar a saúde do diesel do seu veículo ou equipamento.

Entenda melhor sobre como acontece e quais as consequências da contaminação do diesel neste artigo.

E então, como impedir o surgimento de bactérias no diesel?

A melhor forma de evitar bactérias no óleo diesel é mantendo as possibilidades do surgimento de água longe do combustível. Ainda que difícil de ser evitada, a água no diesel é um fato que pode ser controlado e seu diesel deve estar protegido caso isso aconteça.

  • Comece escolhendo fornecedores de combustível que respeitem os tratamentos e padrões de segurança comprovados, sendo o básico para você ter acesso a um produto de qualidade;
  • Realize também análises periódicas para investigar se a qualidade do produto vem sendo mantida;
  • Por fim, a melhor dica: utilize um aditivo que garanta que as bactérias estarão longe do seu combustível. O nome dele é Xp³, o melhor e mais completo aditivo do mercado!

Os aditivos da Linha Xp³ contam com ação bactericida e fungicida, eliminando as bactérias e outros seres vivos presentes no seu diesel. Também possui uma fórmula exclusiva que não permite a presença de água, eliminando estes problemas com as bactérias no óleo diesel e muitos outros como de performance, ponto de fluidez, fumaça preta e muito mais.

Xp³ é o aditivo certo para o seu equipamento ou veículo funcionar com qualidade máxima. Pode confiar! Fale com a Ecofuel e informe-se sobre tudo o que os produtos da linha Xp³ podem fazer pelas suas necessidades.



Share article on