A degradação é um problema inevitável de acontecer com o diesel, e nos dias de hoje essa degradação ocorre mais rápido devido as normas e legislação, o combustível possui menores quantidades de enxofre e a adição do biodiesel veio para acelerar ainda mais esse processo. Uma das características visíveis num diesel “doente” é a formação de borra, principalmente no fundo do tanque. Você já se deparou com este problema? Saiba como essa borra formada, quais as consequências de se usar um diesel assim e como você pode evitar que ela ocorra!
O que é a borra no diesel? Como ela é formada?
A borra que estamos falando é aquela camada escura, repleta de resíduos que geralmente se formam e se acumulam no fundo de um tanque de armazenamento. Ela pode surgir a partir das mais variadas reações químicas com a degradação natural do combustível, que começa logo quando o Diesel sai da refinaria e vai para os tanques de armazenamento.
Podem fazer parte dessa borra variados microrganismos, como bactérias, fungos e leveduras, que são formados a partir do surgimento de água no tanque. Essa água surge da condensação por mudanças de temperatura e pressão interna; ou pela grande pressão causada pelo alto desempenho dos motores, criando uma camada de ar quente no tanque e gerando as partículas de água condensadas. Além disso, estimula a aparição desses seres vivos. A água no tanque corrói as paredes internas o que arrasta pedaços de metal até o fundo.
Além desses sedimentos, também pode ocorrer a cristalização do combustível. Em casos de temperaturas baixas, onde ocorre o congelamento do diesel e posterior derretimento, pode ocorrer a formação de parafina no fundo do tanque.
Esses são alguns exemplos para explicar a formação da borra que surge no tanque de diesel. É extremamente necessário evitar que tais problemas ocorram, pois as consequências para os veículos e equipamentos que utilizam esse combustível degradado podem ser graves.
Consequências do surgimento de borra no diesel
Dentre os possíveis problemas que podem surgir com a presença de borra no diesel estão:
– Falhas no funcionamento e potência do motor, de modo que a performance do equipamento ou veículo seja reduzida;
– Mais corrosão em tanques metálicos ou erosão em tanques plásticos;
– Entupimentos e obstrução dos filtros que compromete o bom funcionamento da bomba injetora.
– O equipamento ou veículo trabalham mais, fazem mais esforço, o que causa consumo excessivo do diesel;
– Aumenta a necessidade de drenagem da água nos tanques de armazenamento, para evitar que mais borras surjam;
– Pela quantidade de prejuízos, causa maiores gastos com manutenção e troca de peças.
Então como evitar borra no diesel?
Felizmente, existem soluções acessíveis no mercado que resolvem todos esses problemas com apenas um produto. É o caso dos aditivos da Linha Xp³, distribuídos pela Ecofuel no Brasil. Com um aditivo Xp³ de alta qualidade, você pode evitar o surgimento de borra e todas as consequências a partir disso!
Xp³ é o aditivo ideal, pois:
– Possui ação antioxidante combatendo a corrosão e evitando a oxidação do diesel armazenado, das tubulações e dos tanques de combustível;
– Evita o surgimento de água e, consequentemente, de microrganismos no tanque;
– Também tem ação biocida para inibir o desenvolvimento de seres vivos já presentes no tanque;
– Conta com propriedades anticongelamento para evitar também o surgimento de parafinas.
– Aumenta a vida útil de bombas e sistemas eletrônicos de injeção;
– Aumenta o desempenho do motor e retoma a potência original dos equipamentos;
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Escolha Xp³ e ele fará o resto por você! Conte com a consultoria especializada da Ecofuel para saber como aplicar este produto da melhor forma no seu dia a dia, de acordo com sua área, necessidade de uso e nas quantidades certas de diluição. Xp³ é sinônimo de diesel protegido! Saiba mais!
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