Skip to main content
gotas de óleo na água

Oxidação natural do diesel: Por que acontece? Como evitar?

gotas de óleo na água

Em 2019, A ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis aprovou a adição de mais biodiesel na composição do diesel, subindo de 10% para 11% a 15% (relembre a notícia aqui). O diesel atual em comercialização ainda permanece sendo um combustível de fácil oxidação. Mas por que isso acontece? Como evitar esse problema? Tire suas dúvidas sobre oxidação do diesel em nosso artigo!

Por que o diesel oxida?

O diesel é o combustível mais sujeito a oxidação devido a sua composição. Estima-se que o S10 tenha um prazo de validade curto, de apenas 2 meses, devido às quantidades aumentadas de biodiesel.

Além disso, houve também a redução de enxofre no combustível, e se você não sabia, esse elemento tem essa função de preservar e proteger o diesel por mais tempo. No entanto, as leis atuais que visam reduzir a poluição e prejuízos ao meio ambiente, estabeleceram essa redução de forma impactante.

Quais as consequências de um diesel oxidado?

A oxidação do diesel pode causar vários problemas, não apenas com o combustível, como também nos tanques, motores e sistemas de pré e pós combustão dos veículos e equipamentos onde for utilizado. O biodiesel incluso na composição torna mais fácil a oxidação, o que facilita o acúmulo de água e borra no fundo do tanque e nos sistemas internos, principalmente quando o combustível não é bem tratado nem renovado.

Tais impurezas trazem muitos outros problemas como consequências. Com o surgimento de água proveniente da condensação, cria-se um ambiente propício a bactérias. E a presença delas cria uma borra escura e ácida no combustível, a qual é corrosiva, afeta diretamente na potência do motor, induz o aumento de consumo, prejudicando filtros, bicos, bombas injetoras e demais peças.

Como evitar a oxidação do diesel?

De fato, o diesel tem maiores chances de degradação, mas isso não impede você de se aproveitar de um bom combustível. Basta seguir alguns procedimentos:

  • Mantenha o tanque limpo e certifique-se de que a tampa do tanque esteja vedando com eficiência;
  • Mantenha o tanque cheio para reduzir a condensação de água no tanque;
  • Use o combustível preferencialmente em até 30 dias.
  • Invista num bom aditivo para proteger seu combustível, como os da linha Xp³!

Os aditivos Xp³ ajudam você a evitar todos os problemas com relação a desempenho, postergar a oxidação do diesel e evitar a contaminação. Não precisa nem pesquisar outro aditivo! Esta é a sua melhor opção do mercado para retomar a potência do seu motor, mantendo longe água, bactérias, fungos, ferrugem e muito mais. Fale já com a Ecofuel para saber qual o melhor Xp³ para sua necessidade! Esse vale a pena!



Share article on