Quando as temperaturas caem, é muito comum que as pessoas se deparem com problemas nos seus veículos e equipamentos com relação a rendimento, entupimento dos filtros e até mesmo a parada total das máquinas.
Muitas vezes não tem nada a ver com falhas mecânicas ou operacionais e sim algo relacionado ao Ponto de Entupimento de Filtro a Frio (CFPP). Você já ouviu falar? Se não conhece ou sabe pouco, continue na leitura para entender melhor! É um assunto importante que você precisa estar por dentro!
O que é Ponto de Entupimento de Filtro a Frio (CFPP)?
Cold Filter Plugging Point, termo em inglês para Ponto de Entupimento de Filtro a Frio, é um método utilizado para determinar a operabilidade em baixas temperaturas de combustíveis como diesel, biodiesel, misturas e gasóleos.
Com ele pode-se prever a temperatura mais baixa sob a qual o combustível pode operar sem causar entupimentos dos filtros em equipamentos com motores a diesel. Torna-se um indicador de acompanhamento necessário porque todos os combustíveis diesel contêm cera, e quando a temperatura cai, essa cera se transforma em cristais que podem impedir o fluxo do combustível pelos filtros. Portanto, é essencial saber quais as condições máximas ideais de temperatura para seu diesel atuar em perfeito estado, sem comprometer o bom funcionamento do seu veiculo ou equipamento.
Ponto de Entupimento de Filtro a Frio: Limites da Petrobras
No documento “Manual Técnico do Diesel”, a Petrobras fornece informações técnicas necessárias para auxiliar nos cuidados do combustível, incluindo os limites do CFPP.
Vale ressaltar que para cada região do país, a Petrobras divulga um ponto de CFPP diferente, que variam de acordo com os meses do ano e suas mudanças de temperatura. São eles:
Problema: “Mesmo de acordo com a tabela da Petrobras, meus equipamentos estão com problema. O que fazer?”
Se você já acompanha nosso blog há mais tempo, sabe que a Ecofuel é uma experiente empresa especializada em tecnologias de combustão. Com relação a esse assunto de ponto de entupimento, já ouvimos vários casos de clientes que identificaram problemas com seu diesel mesmo a temperatura da região estando de acordo com a tabela citada acima da Petrobras.
Em visita a esses clientes, a nossa equipe realizou a coleta desses combustíveis para análise em laboratório e constatou que o Ponto de Entupimento de Filtro a Frio de muitos deles estavam bem acima do informado pela Petrobras! Sendo assim o que fazer?
Diante desse problema, iniciamos uma série de testes para identificar qual seria o melhor aditivo da linha Xp³ para solucionar os problemas desses clientes, que também pode ser um problema que esteja acontecendo com você!
Se esse é o seu caso, já se cadastra aqui no nosso blog para receber a parte 2 desse assunto que será sobre os resultados das pesquisas que realizamos, além das soluções oferecidas e um comparativo exclusivo entre o aditivo Xp³ Extra Potência Diesel e o Xp³ Winter (linha mais específica para baixas temperaturas). Fique ligado e até a próxima!
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