Skip to main content
reduzir consumo de combustível

Dicas para reduzir o consumo de combustível no seu motor a diesel

reduzir consumo de combustível

Como o diesel é um combustível facilmente suscetível a degradação por conter menos enxofre, é necessário ter cuidados certos para evitar o seu consumo acima da média. Deve ser feito um armazenamento adequado, limpeza regular dos filtros e também outras medidas para evitar a contaminação e consequente aumento no consumo. Confira as dicas que trouxemos hoje para você economizar e reduzir seu consumo de combustível!

Dicas para economizar diesel nos seus equipamentos

  1. Limpeza do filtro de ar

Os filtros do motor a diesel devem estar sempre limpos ou serem trocados de acordo com o plano de manutenção indicado pelo fabricante. Quando o filtro está em bom estado, ele garante o suprimento de ar adequado para ocorrer uma combustão completa, assim o motor trabalha com mais desempenho, consome menos combustível e polui menos.

  1. Substituição do filtro de combustível

Os filtros de combustível também deve ser substituídos conforme especificado pelo fabricante, manter um filtro de combustível contaminado pode acarretar o arraste indesejado da sujeira para o sistema de injeção do diesel, além de provocar uma redução da pressão da bomba por entupimento dos filtros.

  1. Verifique a qualidade do diesel

Verifique a cor do diesel utilizado, um diesel mais escuro pode ser um sinal de um diesel oxidado, seja por falta de cuidados no armazenamento, seja pelo tempo expirado determinado pela Petrobras para o seu consumo.

  1. Utilize um aditivo de qualidade no seu diesel

Para manter as propriedades do seu diesel e evitar muitos problemas, inclusive aumento de consumo, utilize um aditivo de qualidade. Este pode prolongar a necessidade de reparos e limpezas nos sistemas de pré e pós combustão, minimizar troca de peças e até melhorar o desempenho do seu motor.

Indicamos todos os aditivos Xp³! A melhor linha do mercado para otimizar a performance do seu motor, preservar a saúde do seu diesel, evitar gastos desnecessários e ainda reduzir consumo de combustível. Saiba tudo sobre o Xp³ aqui.



Share article on