Skip to main content
custo de manutenção de equipamentos

Como diminuir os custos de manutenção dos seus equipamentos?

custo de manutenção de equipamentos

No artigo de hoje falaremos sobre como você pode reduzir gastos com manutenção, limpeza e trocas de peças constantes nos seus equipamentos movidos a diesel. É importante estar por dentro dessas dicas tanto para você economizar quanto para prolongar a vida útil dos seus maquinários. Confira a seguir dicas práticas de como diminuir seu custo de manutenção de equipamentos!

Quais os principais problemas que demandam manutenção? Por que acontecem?

Conforme já falamos em outros artigos aqui no blog, o diesel (S10 e S500) é o combustível mais suscetível a alterações de suas propriedades por conta da sua formulação com biodiesel e menos enxofre, que degrada e pode ser contaminada com muita facilidade.

Dessa forma, podem surgir água no tanque, bactérias, borras, ferrugem e sedimentos em geral que se acumulam e podem prejudicar o equipamento, o que demanda mais custo de manutenção de equipamentos, troca antecipada de filtros, limpezas emergenciais e gastos com novas peças.

Isso porque as características do diesel afetam todo o sistema de pré e pós combustão dos equipamentos, causando diferentes problemas tais como:

Entupimento dos filtros do motor a diesel;

– Desgaste da bomba;

– Desgaste no bico injetor;

– Corrosão de peças internas;

– Queima irregular do combustível, gerando a conhecida fumaça preta e o CO (monóxido de carbono).

Tais prejuízos costumam ser onerosos, já que muitas peças ou sistemas completos são importados, podem não ser facilmente encontrados, ou até mesmo não têm mão de obra fácil de encontrar para fazer a manutenção.

Infelizmente, muito disso se deve ao “jeitinho brasileiro” de lidar com alguns problemas, esperando o prejuízo acontecer para depois agir. Mas saiba que podemos nos antecipar a tais problemas e evitar gastos inesperados de manutenção!

3 dicas para reduzir custos de manutenção dos seus equipamentos

Para otimizar seu custo de manutenção de equipamentos, você pode evitar tais problemas gastando bem menos e agindo de forma antecipada tomando algumas medidas. São elas:

  1. Pesquise a procedência do seu combustível:

A saúde do seu equipamento começa na qualidade do diesel que você coloca nele, portanto conte com um fornecedor confiável e com boas referências no mercado para adquirir seu diesel.

Tire dúvidas e avalie todos os processos que a empresa faz com o combustível, desde o armazenamento ao transporte. Fique atento às características do produto, como turbidez e coloração do diesel, lembrando que o Diesel S10 tem cor amarela e o Diesel S500 tem cor vermelha!

  1. Realize manutenção preventiva e limpeza regularmente

Para não ser pego de surpresa com manutenções corretivas que são mais caras e demoradas, você precisa manter uma constância de check ups e limpeza no seu equipamento.

Tenha sempre o hábito de trocar peças e fazer limpezas completas nos períodos recomendados, lembrando que criar a cultura da manutenção preventiva que, além de mais barata, mantém a confiabilidade operacional dos equipamentos.

  1. Aplique um aditivo de qualidade no seu diesel

Esta dica é muito valiosa para manter as propriedades do seu diesel e evitar muitos dos problemas que demandam manutenção. Relembre aqui como o diesel oxida facilmente e quais soluções são indicadas!

Uma das soluções para preservar a saúde do diesel são os aditivos! Eles aumentam a vida útil do equipamento, prolongam a necessidade de reparos e limpeza dos sistemas internos, minimizam a troca de peças, além de muitos outros benefícios relacionados ao aumento de desempenho do motor em si.

Indicamos os produtos da linha Xp³, distribuídos no Brasil pela Ecofuel! Xp³ otimiza a performance do seu motor, cuida bem do seu diesel e te ajuda a evitar gastos desnecessários, além das surpresas que não são bem-vindas! Fale com a Ecofuel, relate seu problema e receba a melhor consultoria.

_

Gostou das dicas de como diminuir custo de manutenção de equipamentos? Uma pequena adaptação de rotina nos cuidados com seu equipamento já pode te ajudar a economizar bastante, principalmente se forem muitos maquinários na sua rotina. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas!



Share article on