Para prevenir as consequências das baixas temperaturas sobre o combustível, a melhor alternativa é utilizar o aditivo Xp3 Winter
Quando a temperatura cai, veículos e equipamentos movidos a diesel podem ter sérios problemas. Isso porque existe o risco de congelamento do combustível, dentre outros prejuízos, o que exige alguns cuidados importantes.
A influência do frio sobre o diesel é comum em países em que as temperaturas baixam bastante no inverno, mas também é um assunto que requer muita atenção no Brasil. É que algumas localidades, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, podem registrar temperaturas bastante baixas ao longo do ano, trazendo risco de congelamento de combustível.
Conheça, a seguir, o que causa o problema, entenda as consequências sobre a qualidade do diesel e confira por que o uso de aditivo pode evitar diferentes transtornos.
Por que baixas temperaturas afetam a qualidade do diesel?
O diesel possui moléculas de parafina, que são componentes naturais do petróleo. Quando exposto a baixas temperaturas, o diesel tende a parafinar, ou seja, formar cristais parafínicos que causam entupimentos em filtros e falhas de ignição.
Um diesel congelado é mais espesso e pesado, o que também dificulta a combustão do motor, afeta sua potência e até pode causar parada total do equipamento ou veículo.
Esse processo de congelamento é mais comum no inverno, em que os termômetros podem marcar baixas temperaturas por longo período. Embora seja um país tropical, o Brasil também registra esse problema nos estados onde a estação é mais rigorosa, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul.
Quanto menor a temperatura, mais cristais vão se aglomerando. E quanto mais essa situação se agrava, maiores são as chances de o equipamento não funcionar.
Ou seja, a temperatura baixa altera as características originais do diesel, comprometendo o bom funcionamento do equipamento e até impossibilitando a sua partida. É por isso que o motorista deve ficar atento ao ponto de fluidez do diesel.
A temperatura baixa altera as características originais do diesel, comprometendo o bom funcionamento do equipamento e até impossibilitando a sua partida. É por isso que o motorista deve ficar atento ao ponto de fluidez do diesel.
O que é o ponto de fluidez do diesel?
Mas o que é Ponto de Fluidez? É a menor temperatura que o diesel pode chegar mantendo-se fluido, ou seja, antes do seu estado de congelamento. Varia de acordo com qualidade do diesel, a procedência do biodiesel presente nesse combustível e aditivos utilizados.
Quem possui veículos e equipamentos a diesel deve ficar atento com alteração do Ponto de Fluidez, evitando que o combustível entre em processo de congelamento por conta das condições climáticas.
Transtornos causados pelo congelamento do diesel
✓ Dificuldade na partida a frio
✓ Prejuízo à fluidez do óleo diesel
✓ Entupimento dos filtros
✓ Falhas na ignição
✓ Perda da potência do motor
✓ Parada total
SAIBA MAIS – Ponto de fluidez do diesel: como evitar o congelamento?
Conheça o Ponto de Entupimento de Filtro a Frio (CFPP)
Existe um método utilizado para determinar a operabilidade em baixas temperaturas de combustíveis como diesel, biodiesel, misturas e gasóleos. É o Cold Filter Plugging Point (CFPP), ou Ponto de Entupimento de Filtro a Frio.
A definição do CFPP é importante para prever a temperatura mais baixa sob à qual o combustível pode operar sem causar transtornos, como entupimentos de filtros em equipamentos com motores a diesel.
Estar atento ao Ponto de Entupimento é crucial porque, caso o óleo diesel fique submetido a uma temperatura ambiente menor que a temperatura de CFPP e esse diesel (dentro do tanque ou dentro do sistema de combustível do motor) atinja a temperatura ambiente, uma turvação poderá acontecer, segundo a publicação de Informações Técnicas sobre Óleo Diesel da Petrobras, elaborada pela companhia em 2018.
Essa turvação, segundo a publicação, tem grande chance de ser resultante da presença de cristais de parafina, já mencionados anteriormente. Esses cristais surgem porque moléculas de parafina – que são de mais alto ponto de fusão – presentes no combustível teriam passado do estado líquido para o estado sólido devido à temperatura estar menor que sua temperatura de fusão.
Com a chegada do inverno, cresce a chance de congelamento do diesel
Se a temperatura cai, como evitar o congelamento do diesel?
Agora que sabemos como o frio afeta o combustível do veículo, é importante saber como proceder. Com a adição de biodiesel ao diesel, problemas com a formação de cristais parafínicos tornaram-se mais frequentes. No entanto, pesquisas avançaram no sentido de buscar soluções que evitem esse problema e mantenham a fluidez do diesel em ambientes de baixa temperatura.
Uma primeira dica importante é abastecer com combustível de qualidade. No entanto, isso não impede que o diesel congele. Uma solução é utilizar aditivos que melhorem as propriedades do combustível.
Aditivo Xp3 Winter previne o congelamento do diesel
O uso do aditivo Xp3 Winter impede o congelamento do diesel, evitando a formação de cristais parafínicos que causam entupimento em filtros e falhas de ignição. No entanto, é necessário critério ao se escolher o produto a ser adicionado no combustível.
Este aditivo não apenas previne o congelamento, como também atua no diesel que já contém os cristais parafínicos, devolvendo ao combustível suas características iniciais.
Por ser um aditivo de alta qualidade e desenvolvido especificamente para esse objetivo, o XP3 Winter reduz o ponto de congelamento e melhora da fluidez do combustível em baixas temperaturas.
Além disso, interage com os cristais de cera já formados, impedindo seu crescimento. Assim, tais cristais ficam menores em tamanho e menos propensos a aglomerações, o que evita entupimento dos filtros e sistemas de injeção.
Confira os benefícios das propriedades anticongelantes do Xp3 Winter, da linha Xp3, protegem o combustível das consequências da baixa temperatura:
Benefícios de todos os produtos da Linha Xp3
✓ Reage com a água presente no diesel, formando um novo composto livre dos efeitos negativos da água;
✓ Elimina a formação de borras nos tanques de armazenamento, prolongando a troca de filtros e elementos;
✓ Controla o surgimento de microrganismos;
✓ Minimiza a necessidade de drenagem da água nos tanques de armazenamento;
✓ Reduz o reparo de bicos e bombas injetoras, protegendo o sistema eletrônico de injeção (efeito detergente);
✓ Reduz de forma importante a emissão da fumaça preta;
✓ Reduz o consumo de combustível (melhor aproveitamento das marchas);
✓ Melhora o desempenho do motor, prolongando sua vida útil;
✓ É biodegradável.
LEIA MAIS – Confira ensaio com o Xp3 Winter
Eficácia comprovada: Análise de diesel tratado com Xp3 Winter
O Xp3 Winter foi testado e certificado, sendo utilizado por inúmeras empresas que buscam reduzir CUSTOS, otimizar o uso do seu diesel e evitar problemas graves, como o congelamento. Confira um dos ensaios realizados para atestar sua eficácia.
A Ecofuel – empresa distribuidora da Linha Xp3 no Brasil – realizou um teste na região Sul do Brasil com alguns clientes com histórico de problemas em equipamentos.
A empresa selecionou a amostra mais crítica e iniciou a testagem com dois de seus aditivos: o Xp3 Extra Potência Diesel e o Xp3 Winter. Ambos são bastante utilizados no Sul do Brasil, em que as condições climáticas durante os meses de maio a agosto favorecem a formação de cristais de cera no diesel.
O resultado das análises indicou uma redução de CFPP no tratamento realizado com ambos os aditivos, sendo que o Xp³ Winter, por ser desenvolvido especificamente para esse fim, teve a maior redução, de 20 °C chegando a 4 °C na proporção de 1:4.000.
Ou seja, o diesel com Xp³ Winter não entupirá os filtros dos equipamentos desde que opere a temperaturas superiores a 4 °C, em situações em que antes a temperatura era de 20 °C.
Entre em contato conosco para saber mais sobre o Xp3 Winter e todas as suas propriedades pelo nosso site: www.xp3.com.br.
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