Skip to main content
dosagem de aditivo para diesel

Aditivo no diesel: A importância de aplicar na dosagem certa

dosagem de aditivo para diesel

As fórmulas mais atuais de diesel (S10) com menos enxofre e mais biodiesel facilmente acarretam problemas ao combustível. Questões essas que podem surgir já durante o transporte do combustível, desde que sai da refinaria, mesmo dentro dos tanques de armazenamento. Isso se dá pela rápida oxidação que o diesel!

Você já sabe, conforme sempre indicamos, que um bom aditivo para diesel pode preservá-lo e manter sua qualidade e demais propriedades por muito mais tempo. No entanto, é preciso saber aplicá-lo na dosagem certa.

É sobre isso que vamos falar hoje, então siga na leitura!

Por que aplicar aditivo no diesel na dosagem correta?

Um bom aditivo para diesel deve conter em seu rótulo, entre outras informações, os benefícios do uso do aditivo e a proporção a ser aplicada para alcançar esses benefícios citados.

Nos aditivos da linha Xp³, por exemplo, considerada a melhor e mais eficaz do mercado, a recomendação é utilizar 1 litro do produto para cada 4 mil litros de diesel, seja S10 ou S500.

Ao respeitar essa proporção, diesel e equipamento terão inúmeras vantagens, tais como:

  • Aumento da potência, melhor desempenho do motor e maior disponibilidade operacional;
  • Efeito bactericida que inibe o crescimento de microrganismos (comum no diesel S10);
  • Redução na quantidade de água decorrente da condensação de água e sedimentos nos fundos de tanque;
  • Impedimento do crescimento de ceras cristalizadas que obstruem filtros e tubulações;
  • Redução no consumo do combustível, oferecendo mais economia;
  • Efeito detergente que dissolve depósitos de gomas e borras;
  • Menor necessidade de reparos, manutenção e troca de peças; e muito mais.

Dúvida comum: “Devo colocar o aditivo Xp³ sempre que completar o tanque?”

Existem 2 situações possíveis a respeito dessa pergunta. A primeira é: vamos supor que o combustível restante no tanque não esteja aditivado e você complete-o com mais diesel; sendo assim, você deve calcular quantos litros de combustível há no total no seu tanque e então adicionar o aditivo para diesel na proporção certa.

Outro caso possível é: se já havia combustível com o aditivo Xp³ adicionado nele, você precisará adicionar mais aditivo na proporção correspondente à quantidade de diesel que está sendo adicionado ao tanque.

De toda forma, a resposta é sim, para manter a qualidade do novo diesel adicionado é preciso equilibrar com uma nova dosagem de aditivo, apenas respeitando a proporção recomendada.

Ficou clara a diferença entre ambos os casos? Se ainda está com dúvidas, é só falar com a Ecofuel, representante oficial da Xp³ no Brasil!

“Não sei quanto de aditivo Xp³ devo aplicar, o que faço”? Fale com a Ecofuel!

A Ecofuel está preparada para te ajudar! Os produtos da linha Xp³ vão surpreendê-lo! Basta aprender a usar na dosagem correta e aproveitar todos os seus benefícios. Conheça a linha completa aqui e fale com a Ecofuel para não ficar com nenhuma dúvida!



Share article on