O diesel é o combustível com a validade mais curta entre os consumidos no Brasil. Sua degradação é mais rápida quando comparada a outros combustíveis, portanto, é ideal saber cuidar do diesel da forma certa para obter maior rendimento e postergar a sua vida útil. Isso pode ser feito com um bom aditivo! Confira a seguir porque usar aditivo para diesel, entendendo como é o antes e o depois.
Antes de usar aditivo para diesel: Problemas comuns que podem acontecer
O diesel S10 bem como o diesel S500 são suscetíveis à degradação e contaminação, com isso, pode ser comum acontecer pelo menos um desses problemas:
- Presença de água: A água tende a se condensar dentro do tanque de armazenamento de diesel, prejudicando a performance;
- Presença de microrganismos: Onde tem água, tem vida, portanto a presença de água facilita o surgimento de microrganismos, elevando os níveis de contaminação;
- Sedimentos no tanque: Com a degradação, o diesel cria gomas, borras e ceras cristalizadas no fundo do tanque de armazenamento, “sujando” o óleo e colocando em risco os filtros e tubulações dos sistemas;
- Maior consumo: Um diesel oxidado implica no consumo maior de combustível, pois a sua queima é comprometida; isso implica na queda de desempenho do motor;
- Fumaça preta: A fumaça preta surge quando um combustível não é queimado em sua totalidade, o que traz problemas para os veículos e prejudica o meio ambiente;
- Mais gastos: Com todos os danos causados pela degradação do óleo, ocorre a necessidade de mais gastos com manutenção e troca de peças dos veículos e equipamentos.
Ainda assim, tomando os devidos cuidados o uso do diesel oferece excelente desempenho e performance aos veículos e equipamentos. No entanto, sem o cuidado correto, tais problemas citados acima podem surgir nos veículos e equipamentos que usam este combustível sem aditivo para diesel.
Depois: Vantagens de usar aditivo para diesel
Para evitar que essa degradação aconteça, recomenda-se o uso de um bom aditivo no combustível. Este atua protegendo o seu diesel e eliminando todas as possibilidades de contaminação e demais problemas.
Confira abaixo os efeitos de um aditivo para diesel de qualidade:
- Elimina e previne a formação de água decorrente da condensação de água e sedimentos nos tanques de armazenamento;
- Efeito bactericida para eliminar e inibir a formação de microrganismos;
- Mantém limpos os bicos injetores, bombas, elementos filtrantes e descarboniza o sistema de injeção;
- Estabiliza combustíveis leves, prevenindo acúmulo e fracionamento;
- Aumenta o intervalo de troca de elementos filtrantes;
- Aumenta a vida útil de bombas e sistemas eletrônicos de injeção;
- Reduz a emissão de fumaça preta e prolonga a vida útil do motor e periféricos;
- Reduz o consumo do combustível;
- Aumenta o desempenho do motor.
Além de um aditivo que garanta esses efeitos, você pode optar por um produto premium do mercado, que seja de confiança e ofereça ainda mais benefícios. Recomendamos o uso do Xp³, que é o melhor aditivo em circulação atualmente.
Alguns dos outros benefícios que o Xp³ oferece são:
- Tem efeito detergente que dissolve os depósitos de gomas e borras;
- Melhora o ponto de fluidez através de reagentes que reduzem o ponto de congelamento;
- Tem efeito antioxidante que evita a oxidação do diesel armazenado, das tubulações e tanques de combustível;
- Impede o crescimento de ceras cristalizadas que entopem filtros e tubulações;
- Disponível também em categorias especiais para: Incremento de lubricidade (Xp³ High Lubricity), Eliminação de bactérias e fungos (Xp³ Biocide), Embarcações (Xp³ Mariner), Anticongelante (Xp³ Winter) e uso Automotivo em veículos Flex (Xp³ Flex).
Você quer só um aditivo ou um super aditivo para diesel? Escolha Xp3 e proteja o seu diesel de verdade!
Conheça a linha completa de produtos clicando aqui. Fale com a Ecofuel e agende uma consultoria para saber como o Xp³ pode auxiliar o seu negócio, oferecendo mais performance e economia para seus maquinários.
Share article on