Você já pensou se o óleo diesel que está usando para abastecer o tanque está lubrificando adequadamente o sistema de injeção do motor?
De fato, quando se gira a chave da ignição não é muito usual se preocupar com isso, mas essa característica do diesel é crucial para que a bomba injetora não apresente problemas no curto, médio e longo prazo.
Quer saber mais sobre a importância da lubricidade do diesel e como é possível assegurar que seus equipamentos estejam adequadamente lubrificados? Fique com a gente que vamos te contar neste artigo!
O que é lubricidade?
Lubricidade é a capacidade de lubrificação de determinada substância, que, no nosso caso, é o diesel.
Algumas características que classificam a lubricidade são viscosidade e tensão superficial do líquido, que garantem a lubrificação das peças internas do equipamento, como as bombas injetoras.
Lubricidade de motores movidos a diesel
De acordo com o Manual Técnico Diesel S-10, da Petrobras (2014), a lubricidade do diesel é definida como a habilidade do combustível de evitar a fricção e o desgaste entre superfícies metálicas em movimento relativo sob carga e está relacionada com sua composição química.
Os compostos polares (sulfurados, nitrogenados e oxigenados) proporcionam boas qualidades lubrificantes ao produto. Além das características necessárias para apresentar um bom desempenho como combustível, o óleo diesel deve também apresentar atributos que lhe confiram uma boa performance como lubrificante.
Isto porque, em determinadas partes dos sistemas de injeção, como componentes internos de bombas rotativas e injetores, ele atua também como lubrificante.
Ou seja, diferente dos motores movidos a gasolina, os motores a óleo diesel exigem que o combustível tenha propriedades de lubrificação, exigindo que o líquido que escoa por seu interior lubrifique adequadamente as suas peças em movimento – em especial, o sistema de injeção.
A importância do enxofre para a lubricidade
Um dos responsáveis pelo poder de lubrificação do óleo diesel é o enxofre. Essa substância atua como lubricida e bactericida natural do combustível.
No entanto, por ser um componente altamente poluidor da atmosfera, uma vez que gera o dióxido de enxofre, diferentes países ao redor do mundo – inclusive o Brasil – adotaram políticas para reduzi-lo na composição do diesel.
Por isso, o mercado brasileiro instituiu o S10 a partir de janeiro de 2013, o qual conta com 10 partes de enxofre por milhão, um patamar bem inferior ao do diesel comum, que é o S500, que tem 500 partes de enxofre por milhão.
Com o processo de retirada de enxofre do óleo diesel – conhecido como hidrotratamento -, ocorre a redução da lubricidade do combustível.
Isso acontece porque o referido processo retira a maioria dos compostos polares que conferem lubricidade natural ao diesel, podendo resultar em um combustível que não lubrifica adequadamente, por exemplo, o sistema de injeção de veículos antigos, o que tende a ocasionar atrito entre as peças e sua gradual degradação.
Já quando utilizado para abastecer veículos novos, o S10 realiza esta lubrificação com total eficiência.
Segundo o Manual Técnico da Petrobrás, na produção de óleo diesel com baixo enxofre, o esquema de refino não é a única variável determinante das características lubrificantes do produto final.
O tipo de petróleo usado também influencia a lubricidade do combustível obtido, o que pode exigir alterações no esquema de produção para que problemas com relação à lubricidade do óleo diesel sejam contornados.
Até onde o S10 atende a lubricidade dos veículos?
O diesel S10 conta com uma redução significativa de enxofre em sua composição por razões ambientais. Com menor presença dessa substância, o diesel S10 tem a sua capacidade de lubricidade reduzida.
A partir da adoção deste tipo de diesel no mercado, os veículos novos foram desenvolvidos para utilizá-lo. O problema está no uso do diesel S10 em motores Tiers 4 para baixo e Euro 3, que foram concebidos para trabalhar com uma maior lubricidade.
Embora muitos motoristas não tenham restrições em abastecer seus veículos fabricados com esses motores, muitos são os casos de danos em bomba injetora por conta da baixa lubricidade.
Como melhorar a lubricidade do óleo diesel?
Para quem tem veículos equipados com motores Tiers 4 para baixo e Euro 3, é aconselhável investir em um aditivo de combustível focado em melhorar essa lubricidade, garantindo que desgastes não ocorram no sistema de injeção.
Desde 2004, o Brasil adiciona, ainda na refinaria, biodiesel ao diesel comercial vendido no país. Uma das propriedades do biodiesel é ser um excelente lubrificante, corrigindo a perda de lubricidade causada pelo hidrotratatamento.
O biodiesel, entre outras características, confere um acréscimo de lubricidade ao diesel. A lubricidade do combustível está relacionada aos compostos orgânicos que contêm uma parte polar, sulfurada ou não, que formam uma camada limite na superfície do metal, protegendo-o contra o desgaste.
Mas o fato de o óleo diesel comercial ser misturado ao biodiesel não garante que as bombas injetoras dos motores Tiers 4 para baixo e Euro 3 não tenham problema de lubricidade, quando abastecidos com o S10. Ao contrário! O risco de degradação é real.
Para evitar isso, existem produtos que são fabricados para se adicionar ao diesel e que podem, entre outros atributos, melhorar o poder de lubricidade do diesel utilizado pelo motorista no veículo.
Na verdade, os aditivos melhoradores de lubricidade consistem em misturas de ácidos graxos ou de ésteres e têm atuação comprovada na restituição do poder lubrificante do óleo diesel. A seguir, conheça uma dica imperdível!
Utilização de aditivo melhorador de lubricidade!
O mercado de aditivos passa por constantes mudanças para se adaptar às novas fórmulas de combustíveis e demais necessidades. Uma delas é esse ajuste necessário para incrementar a lubricidade do diesel e não afetar os sistemas de injeção do equipamento.
Uma das melhores marcas disponíveis no mercado brasileiro é o Xp³ High Lubricity. Este produto incrementa a lubricidade do diesel S10 – especialmente quando usado para abastecer veículos mais antigos – com uma fórmula exclusiva que supera os demais aditivos.
Além da propriedade de lubricidade, o Xp³ High Lubricity é um aditivo de alta qualidade, uma vez que oferece benefícios extras que o tornam um melhorador de combustível completo. Confira alguns deles:
- Melhora a fluidez do combustível;
- Reage com a água presente no diesel, formando um novo composto livre dos efeitos negativos da água;
- Elimina a formação de borras nos tanques de armazenamento, prolongando a troca de filtros e elementos;
- Reduz o reparo de bicos e bombas injetoras, protegendo o sistema eletrônico de injeção (efeito detergente);
- Reduz a emissão da fumaça preta;
- Reduz o consumo de combustível;
- Prolongando a vida útil do motor;
- É biodegradável.
Quer saber mais sobre o Xp³ High Lubricity e demais produtos da Linha Xp³? Entre em contato com a Ecofuel para obter mais informações e descobrir as inúmeras vantagens que o aditivo pode oferecer ao seu veículo!
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