Skip to main content
como economizar combustível

Virou um pesadelo abastecer o tanque de combustível? Confira dicas infalíveis de como economizar diesel, gasolina ou etanol

como economizar combustível

O motorista pode adotar algumas boas práticas no dia a dia que irão melhorar o rendimento dos combustíveis no motor.

A sensação tem sido cada vez pior quando o motorista tem que abastecer o carro, o caminhão ou a caminhonete no posto de combustível. O preço dos combustíveis escalou um patamar estratosférico nos últimos meses.

Os dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) mostram o quanto os preços da gasolina, do etanol, do gás e do diesel subiram somente em 2021. Confira o quanto esses preços aumentaram:

  • Gasolina – 46%;
  • Etanol hidratado – 56%;
  • Diesel – 46,8%;
  • Gás veicular – 40,1%.

Estes preços chegaram a subir seguidamente no último ano e essa política de aumentos continua em 2022. Nesse cenário preocupante, o que fazer se preciso usar o veículo para trabalhar, estudar e até para tirar aquele merecido descanso no final de semana?

Existe toda uma conjuntura política e econômica que está provocando essa escalada nos preços, tanto externa como interna. No entanto, sobre este conjunto de fatores nem sempre um simples “mortal” tem controle. Mas nem tudo está perdido!

O motorista que abastece seu veículo com gasolina, etanol ou diesel, por exemplo, pode adotar um conjunto de boas práticas que irá melhorar o rendimento do consumo e ajudar a economizar o combustível que está no tanque, além de reduzir custos de manutenção.

Para alguns especialistas, essas boas práticas podem render até 50% de economia. Quer saber algumas dicas de como economizar combustível para obter esse resultado? Te contamos a seguir. Confira!

 

Dicas para reduzir o consumo de gasolina e etanol

 

1) Mantenha a manutenção do veículo em dia

É fundamental manter o veículo com a manutenção em dia, evitando que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do componente. Também não esqueça de checar regularmente e trocar, caso seja necessário, itens como filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas.

 

2) Mude as marchas na rotação correta

Tome cuidado na hora de trocar as marchas. Pode parecer óbvio, mas nem sempre a mudança de marcha ocorre na rotação correta. Essa preocupação é importante para manter o giro do motor compatível à marcha escolhida.

 

3) Não acelere com o veículo em ponto-morto

Não é mais preciso “esquentar” o carro antes de sair. Isso porque o sistema atual dá conta de fazer o veículo andar mesmo no frio. Ou seja, acelerar o carro para aquecer o motor pode ser um gasto inútil de combustível. Além disso, em um carro com injeção eletrônica, essa prática pode desgastar peças e reduzir a vida útil.

 

4) Evite o ar-condicionado quando estiver abaixo de 60 km/h

Essa é uma dica desagradável, ainda mais naqueles dias quentes que temos no Brasil. Como o uso do ar-condicionado está relacionado ao consumo de combustível (isso porque o equipamento é operado pelo motor), o motorista irá economizar se ligar o ar apenas quando for estritamente necessário. Ainda mais em veículos com menor cilindrada, que gastam mais com o ar ligado.

Se estiver dirigindo a menos de 60 km/h, é melhor baixar os vidros, uma vez que a resistência do ar nessa velocidade não compensa o gasto com o ar ligado. Mas se estiver com a velocidade acima de 60 km/h, é vantajoso manter as janelas fechadas e ligar o ar-condicionado.

 

5) Não leve muito peso

Estar sempre com carro cheio também contribui para aumentar o gasto de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Procure levar no carro somente o que precisar, evitando guardar malas, coisas pesadas, andar sempre com o carro lotado etc.

 

6) Verifique a pressão dos pneus

Manter os pneus em boas condições, com pressão adequada, é uma dica importante de como economizar combustível. Isso porque quando estão murchos impactam no rendimento do veículo, uma vez que têm um maior atrito com a via.

 

7) Faça o alinhamento e o balanceamento

Para prevenir o aumento do atrito dos pneus no solo, é importante se assegurar que o veículo está devidamente alinhado e balanceado. Essas boas práticas reduzem o desgaste dos pneus e o consumo de combustível, evita trepidações ao rodar e não deixa que o veículo perca desempenho.

 

8) Não acelere com o veículo parado

Para quê acelerar quando está parado no farol ou na faixa de pare? Isso é desperdício de combustível e contribui para esvaziar o tanque mais rápido. E se perceber que o tráfego vai parar logo à frente, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.

 

9) Não acelere e freie bruscamente

Quando o motorista adota uma direção agressiva, certamente estará gastando mais combustível, além de estar colocando a sua segurança em risco. Acelerar e frear abruptamente, e depois acelerar de novo e frear mais uma vez também desgasta o motor.  É importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador. Permanecer em uma velocidade constante ajuda a economizar combustível.

Portanto, se não há congestionamento e tráfego intenso, por que acelerar e frear a todo momento? Tente sair de casa mais cedo para não precisar correr durante o trajeto. Também é importante evitar congestionamentos, que aumentam o gasto de combustível. Uma sugestão é estudar novas rotas ou usar o GPS para escolher trajetos mais curtos e com tráfego mais tranquilo.

 

10) Não exagere na velocidade

Um vilão do consumo de combustível do veículo pode ser o hábito de dirigir em alta velocidade. Quanto mais rápido um veículo roda, mais combustível gasta. Estima-se que 50% da energia gasta para fazer um carro andar é utilizada para aumentar a resistência aerodinâmica e de deslocamento. Quando um carro alcança entre 90 e 120 km/h, acaba consumindo até 30% a mais de gasolina.

 

11) Desligue o motor quando o carro está parado

A partida do motor equivale ao consumo do carro parado com o motor ligado por 10 segundos. Por isso, se vai ficar parado por mais que 10 segundos, o ideal é desligar o motor.

 

12) Feche os vidros

Quando for possível, é importante o motorista manter os vidros fechados. É que quando estão abertos existe mais atrito com o ar, o que contribui para que o carro se locomova com maior dificuldade e o consumo de combustível aumente.

 

13) Não use acessórios desnecessários

Seu veículo tem bandeirinhas, antenas, bagageiro externo …? Estes itens podem aumentar o peso do veículo, o que tende a aumentar o consumo de combustível. Além disso, acessórios que mudam as características originais do carro provocam maior resistência contra o ar, prejudicando a aerodinâmica, o que também aumenta o consumo, ainda mais se o veículo está a mais de 80 km/h. Se você precisa mesmo destes itens, os guarde no porta-malas quando não estiver usando.

 

Sugestões para melhorar a rentabilidade do óleo diesel

 

1) Não exagere no peso das cargas dos caminhões

Usar a capacidade total da carroceira é crucial, mas não se deve exceder o volume de carga permitido. O aumento do consumo de combustível pode estar diretamente relacionado ao peso da carga que você transporta. O caminhão é projetado na fábrica para uma determinada carga que, se for extrapolada, além de consumir mais, pode pôr em risco a segurança e aumentar o risco de receber multas.

 

2) Calibre constantemente os pneus

Esse cuidado é importante para economizar diesel. Isso porque, quando os pneus estão murchos, a vida útil deste item é reduzida e o aumento de consumo pode chegar a mais de 20%.

 

3) Planeje bem as rotas

Antes de viajar, faça uma boa comparação entre as rotas disponíveis e selecione aquelas que tornarão a viagem mais rápida — o que não significa que deva ser mais curta. Além disso, lembre-se de mapear os postos de combustíveis no trajeto. Caso contrário, poderá ter que fazer desvios para abastecer.

 

4) Mantenha uma velocidade média

Se o motorista conseguir dirigir na maior parte do tempo a uma velocidade de até 80Km/h, pode economizar até 10% do diesel. É que os veículos são desenvolvidos para render melhor em velocidades entre 40Km/h e 80Km/h.

E mais: se dirigir acima dos 88Km/h tende a gastar mais 1% de combustível a cada quilômetro rodado. Com este cuidado, o consumo de combustível é otimizado. Mas também não é indicado andar devagar, uma vez que a velocidade baixa obriga o condutor a reduzir a marcha e repetir este movimento várias vezes, o que aumenta o gasto de diesel.

 

5) Confira o alinhamento

O alinhamento deve estar na sua lista de prioridades na revisão preventiva a fim de garantir a sua segurança e a economia no diesel. Rodas e eixos desalinhados favorecem o aumento do consumo e desgastam mais os pneus.

 

6) Engate a marcha corretamente

Perda de velocidade ou acelerações bruscas e desnecessárias são vilãs do consumo de combustível. Por isso, é importante conhecer bem o seu veículo e saber a hora certa de trocar as marchas.

Outro erro, muitas vezes cometido até mesmo por profissionais experientes, é descer estradas em declive na chamada “banguela”, achando que isso gera economia. Isto não é verdade. Além de gastar menos combustível, descer com o caminhão engrenado é mais seguro, pois você poderá sempre contar com o freio motor.

 

7) Treine os motoristas da frota

É importante os motoristas que conduzem os caminhões de uma frota serem capacitados quanto à importância de economizar diesel e sobre quais boas práticas deve adotar. Com este objetivo, os treinamentos podem difundir técnicas como: evitar freadas e arrancadas bruscas, não desligar o veículo em congestionamentos e otimizar o uso do ar-condicionado.

Em um exemplo da importância de qualificar os motoristas, alguns estudos mostram que treinamento em direção defensiva chega a reduzir em mais de 50% o número de sinistros, em 40% a ocorrência de multas e em 15% o consumo de combustível. Também faz muita diferença adotar políticas de engajamento dos motoristas, para que eles se comprometam a adotar as boas práticas na rotina do trabalho.

 

8) Abastecer em horários em que o clima está mais ameno

Se o motorista abastece o tanque do caminhão ou do carro entre 11h e 15h, pode estar tendo prejuízo. O ideal é abastecer na parte da manhã e se possível nos primeiros horários, ou no período da noite, após às 18h, pois a temperatura estará mais baixa, e a gasolina permanecerá em estado líquido no tanque, evitando a perda. Isso ocorre porque, quando está muito quente, o combustível expande e a mesma massa ocupa um volume maior.

 

9) Faça manutenções periódicas

O gestor da frota ou o caminhoneiro precisa realizar manutenções preventivas dos caminhões. Desta forma, pode encontrar possíveis problemas antes que eles se desenvolvam e gerem maior prejuízo. Se uma anomalia é detectada, existe tempo hábil de realizar o conserto. Algumas peças, quando apresentam problemas, como filtro de ar e filtro de combustível, tendem a aumentar o consumo do diesel.

Além disso, o motorista ou o gestor da frota pode utilizar um aditivo no diesel, como o Xp3. Este produto mantém todo o sistema de pré e pós combustão limpos, evitando o seu entupimento e melhorando o consumo de combustível. Este aditivo garante a queima eficiente do diesel no motor, o que inclusive ajuda a reduzir a emissão de fumaça preta.

 

10) Use aditivo no diesel

Nos veículos a diesel, você pode usar aditivo no combustível. Uma das opções mais eficientes do mercado é o aditivo Xp3. Este produto é um otimizador que trata o diesel, com forte ação de limpeza no tanque e em todo o sistema, melhorando a queima do combustível, trazendo assim economia na troca de filtros e no consumo do veículo.

Isso ocorre porque o Xp3 tem efeito detergente, limpando os bicos injetores e assegurando a perfeita atomização e pulverização do combustível, o que permite que ele reaja com o oxigênio gerando energia. O resultado é a redução das emissões de CO2, o aumento da economia de combustível e a melhora do desempenho do motor. Mas é importante usar o aditivo na proporção certa indicada pelo fabricante.

 

Boas práticas que melhoram o rendimento do combustível fazem bem para o veículo e para o seu bolso

Normalmente a dica para economizar, tanto diesel, como etanol e gasolina, é escolher um posto com bons preços para abastecer, mas cuidado! Você pode estar comprando um combustível de menor qualidade. Assim, ao invés de reduzir custos, corre o risco de prejudicar seu veículo. Por isso, opte por estabelecimentos de confiança para abastecer.

Na verdade, a maior parte dos cuidados para veículos movidos a etanol e gasolina também vale para aqueles que são movidos a diesel. E atenção! Deixe o veículo engatado na descida. Apesar de muita gente acreditar que é econômico deixá-lo em ponto-morto, essa prática não é recomendada por uma questão de segurança. Se é um carro, a dica é engatar na marcha mais alta, mesmo sem acelerar.

Você gostou das dicas? Colocando todas elas em prática, poderá amenizar o peso da alta dos preços sobre o seu bolso.



Share article on